ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Paróquias cancelam festas do Dia do Colono e Motorista na região

Na rótula do 2001, motoristas e veículos receberão a tradicional benção de 25 de julho

A tradicional festa em homenagem ao Dia do Colono e Motorista, realizada em 25 julho em diversas comunidades e municípios, teve de ser cancelada em pelo menos seis das oito paróquias que celebram a data na região.

Apenas a Comunidade Nossa Senhora da Ressurreição, localizada na Avenida Independência, e Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, vão manter a celebração. Porém, os festejos ocorrerão em formato diferente para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus.

Publicidade

Na Ressurreição, as comemorações vão se iniciar às 9 horas com missa de ação de graças, em frente à paróquia. Logo após, uma carreata com bênção dos carros será realizada na rótula do Posto 2001.

Publicidade

A presidente Clarissa Overbeck Weigel explica que todos os fiéis deverão manter o distanciamento e seguir as normas de segurança. “Durante a missa, todos deverão permanecer dentro dos veículos e utilizar máscara de proteção. Vamos comercializar uma galinhada no sistema drive-thru. Para evitar aglomerações, os ingressos serão vendidos antecipadamente.”

LEIA TAMBÉM
Afubra decide pelo cancelamento da Expoagro
Quarentena deve alterar a programação do Enart

Publicidade

A expectativa da comissão organizadora é de vender cerca de 450 marmitas. Os ingressos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, 8, na secretaria da paróquia, ao custo de R$ 15,00. Clarissa ponderou a importância de a comunidade participar e colaborar para o sucesso do evento.

Publicidade

“Sabemos que muitas pessoas tiveram sua renda reduzida, mas aqueles que puderem nos ajudar com a aquisição dos ingressos serão de grande importância. A pandemia também impactou as obras de revitalização da Igreja, que hoje estão paradas. Nós precisamos dar seguimento”, ressaltou a presidente.

Na Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, a celebração ocorrerá no domingo, dia 26. A partir das 9h30, na Comunidade São José, haverá o desfile de carros, caminhões e máquinas agrícolas, que segue por todas as ruas de Monte Alverne em direção à Matriz. No local, o padre Eleutério Orsolin fará a bênção de São Cristóvão para os motoristas.

Publicidade

Às 11 horas, terá início a comercialização da tradicional galinhada no pavilhão da comunidade. O prato será servido para consumo em casa. O pároco pediu a colaboração de todos em uma campanha que a comunidade realiza.

Publicidade

“Peço que cada motorista leve um quilo de alimento não perecível, que posteriormente doaremos ao Hospital Beneficente de Monte Alverne e a uma clínica que presta atendimento a pacientes com transtornos psiquiátricos em Taquari”, explicou.

LEIA TAMBÉM
FOTOS: católicos celebram a Eucaristia em missa e procissão pelos hospitais
Igrejas começam a se adaptar após a liberação


As comunidades Santo Antônio, Linha João Alves, Boa Vista, Evangélica de Rio Pequeno, em Sinimbu, e Linha Henrique D’Ávila, de Vera Cruz, que todos os anos realizam a celebração, optaram pelo cancelamento do evento em função da pandemia.

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rio Pequeno celebra Dia do Colono e Motorista com despedida

Publicidade

© 2021 Gazeta