A tradicional festa em homenagem ao Dia do Colono e Motorista, realizada em 25 julho em diversas comunidades e municípios, teve de ser cancelada em pelo menos seis das oito paróquias que celebram a data na região.
Apenas a Comunidade Nossa Senhora da Ressurreição, localizada na Avenida Independência, e Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, vão manter a celebração. Porém, os festejos ocorrerão em formato diferente para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus.
Na Ressurreição, as comemorações vão se iniciar às 9 horas com missa de ação de graças, em frente à paróquia. Logo após, uma carreata com bênção dos carros será realizada na rótula do Posto 2001.
Publicidade
A presidente Clarissa Overbeck Weigel explica que todos os fiéis deverão manter o distanciamento e seguir as normas de segurança. “Durante a missa, todos deverão permanecer dentro dos veículos e utilizar máscara de proteção. Vamos comercializar uma galinhada no sistema drive-thru. Para evitar aglomerações, os ingressos serão vendidos antecipadamente.”
LEIA TAMBÉM
Afubra decide pelo cancelamento da Expoagro
Quarentena deve alterar a programação do Enart
A expectativa da comissão organizadora é de vender cerca de 450 marmitas. Os ingressos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, 8, na secretaria da paróquia, ao custo de R$ 15,00. Clarissa ponderou a importância de a comunidade participar e colaborar para o sucesso do evento.
Publicidade
“Sabemos que muitas pessoas tiveram sua renda reduzida, mas aqueles que puderem nos ajudar com a aquisição dos ingressos serão de grande importância. A pandemia também impactou as obras de revitalização da Igreja, que hoje estão paradas. Nós precisamos dar seguimento”, ressaltou a presidente.
Na Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, a celebração ocorrerá no domingo, dia 26. A partir das 9h30, na Comunidade São José, haverá o desfile de carros, caminhões e máquinas agrícolas, que segue por todas as ruas de Monte Alverne em direção à Matriz. No local, o padre Eleutério Orsolin fará a bênção de São Cristóvão para os motoristas.
Às 11 horas, terá início a comercialização da tradicional galinhada no pavilhão da comunidade. O prato será servido para consumo em casa. O pároco pediu a colaboração de todos em uma campanha que a comunidade realiza.
Publicidade
“Peço que cada motorista leve um quilo de alimento não perecível, que posteriormente doaremos ao Hospital Beneficente de Monte Alverne e a uma clínica que presta atendimento a pacientes com transtornos psiquiátricos em Taquari”, explicou.
LEIA TAMBÉM
FOTOS: católicos celebram a Eucaristia em missa e procissão pelos hospitais
Igrejas começam a se adaptar após a liberação
As comunidades Santo Antônio, Linha João Alves, Boa Vista, Evangélica de Rio Pequeno, em Sinimbu, e Linha Henrique D’Ávila, de Vera Cruz, que todos os anos realizam a celebração, optaram pelo cancelamento do evento em função da pandemia.
Centro Cultural
O baile em comemoração aos 34 anos do Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul, também foi cancelado. A vice-presidente Márcia Bauer lamentou a situação e disse que o evento deverá ser realizado no ano seguinte. “O baile não será realizado, talvez façamos uma outra atividade que não provoque aglomeração, mas não temos nada definido ainda”, disse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rio Pequeno celebra Dia do Colono e Motorista com despedida