Santa Cruz do Sul

Paróquia Ressurreição recebe cantos gregorianos

A Paróquia Ressurreição recebe neste sábado, 24, o grupo Anima Christi para um momento especial na igreja. Após a tradicional missa que inicia às 16h30, haverá a entoação, à capela, de cantos gregorianos durante adoração ao Santíssimo Sacramento.

Conforme o padre da paróquia, Antonio Puhl, a adoração será um momento para a comunidade apreciar uma bela forma religiosa de louvar a Deus. “Escolhemos este momento, após a missa, pois quem ficar poderá adorar e acompanhar as canções entoadas ao estilo gregoriano.”

LEIA TAMBÉM: Do início na religião à renúncia: a trajetória de dom Aloísio Dilli

Publicidade

De acordo com ele, será um momento especial para com Deus, diante do Santíssimo. “Uma igreja como a nossa deve estar aberta a novas formas musicais populares, pastorais e litúrgicas. Além disso, vai oportunizar, para quem não conhece, a apreciação de diferentes tipos de reza.”

O grupo Anima Christi, coordenado por Marcia Kniphoff da Cruz, já se apresentou em outras comunidades da igreja. Ela diz que os integrantes estão muito felizes por essa oportunidade na Ressurreição. “Trata-se de um sentimento de responsabilidade e fé muito grande oportunizar aos presentes adorar ao Santíssimo conosco, pois os cânticos serão entoados à capela, sem uso de instrumentos. O canto gregoriano é uma sublime oração que eleva a alma aos céus”, comenta.

O padre Puhl sublinha que a atividade na Paróquia Ressurreição, na Avenida Independência, se estende a toda a comunidade. “É um momento para conhecer algo novo.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Diocese celebra o aniversário do bispo; confira a programação

Saiba mais

Uma publicação do Vaticano explica que ainda não se consegue especificar o surgimento exato do Canto Gregoriano. Contudo, a partir da expressão, é possível ter uma referência por meio do gênero musical, que era e continua sendo praticado em locais religiosos e mosteiros pelo mundo.

O estilo musical também está ligado à forma como as primeiras comunidades cristãs oravam e escutavam a palavra de Deus, tratando o canto como uma oração. Esse é o mesmo sentido adotado pelos atuais coros gregorianos.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.