A cidade de Paris confirmou nesta terça-feira sua candidatura para sediar a Olimpíada de 2024 e tentará levar os Jogos de volta à capital francesa exatamente 100 anos depois da última vez que o recebeu. Para isso, no entanto, competirá com Roma, na Itália, Boston, nos Estados Unidos, e Hamburgo, na Alemanha, os outros três locais que já anunciaram que estão na disputa. A expectativa é que Budapeste, na Hungria, se junte ao grupo.
A candidatura de Paris já vinha sendo trabalhada nos últimos meses e era esperado que a cidade a confirmasse, mas isso aconteceu somente nesta segunda, em um evento na sede do Comitê Olímpico Francês (CNOSF). A capital do país sediou duas edições dos Jogos Olímpicos, primeiro em 1900 e depois em 1924.
“Nós acreditamos que esta candidatura e nosso objetivo para sediar os Jogos de 2024 vão empolgar, unir e entusiasmar o povo de Paris, toda nossa nação e os amantes do esporte olímpico e paralímpico ao redor de todo o mundo”, declarou o chefe da candidatura, Bernard Lapasset.
Publicidade
Paris tenta voltar a sediar o evento depois de 100 anos e de alguns insucessos, tendo perdido as eleições de 1992, 2008 e 2012. Nestas duas últimas ocasiões, os dirigentes franceses foram bastante criticados por uma suposta arrogância e, por isso, optaram por uma abordagem mais cuidadosa e humilde, deixando os governantes como incentivadores e garantindo que os obstáculos políticos fossem ultrapassados antes de confirmar a candidatura.
This website uses cookies.