Esportes

Paris 2024 realiza abertura histórica dos Jogos Olímpicos no Rio Sena

Em uma celebração do esporte, os Jogos Olímpicos Paris 2024 foram abertos oficialmente nesta sexta-feira, 26. A cerimônia ocorreu em meio à garoa na capital francesa. As delegações desfilaram em embarcações ao longo de seis quilômetros no Rio Sena. Apresentações musicais e artísticas intercalaram a passagem dos atletas. A pira olímpica, sustentada por um balão, foi acesa pelo judoca Teddy Riner e a ex-velocista Marie-José Pérec.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

O trajeto foi entre a ponte Austerlitz e o Trocadéro, local dos shows de encerramento e a parte final da cerimônia. O percurso passou em frente a cartões-postais como a catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, o Jardim de Tuileries, a Praça Concorde, o Grand Palais e a Torre Eiffel.

Publicidade

O canoísta Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby de sete, Raquel Kochhann, foram os porta-bandeiras que conduziram o símbolo nacional. O barco do Brasil levou 50 atletas a bordo. A delegação brasileira tem 277 atletas classificados, mas a maioria optou por não ir à cerimônia para focar nas competições do fim de semana.

A estimativa é que 320 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia. Estrelas da música se apresentaram no evento: Céline Dion, Lady Gaga, Aya Nakamura e a banda de heavy metal Gojira. O diretor do espetáculo foi o ator Thomas Jolly. Axelle Saint-Cirel foi a intérprete de Le Marseillaise, o hino nacional francês.

LEIA MAIS: Olimpíadas: as nossas esperanças de medalhas

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.