ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Paredes molhadas e casa úmida? Entenda os efeitos da umidade e quando ela acaba

Umidade é problema recorrente

A umidade tem tomado conta das residências em Santa Cruz e região nos últimos dias. Com isso, as pessoas sempre se perguntam: por que minha casa está tão molhada? A resposta pode estar na umidade, mas envolve muito mais uma questão de temperatura. A umidade é típica de ocorrer após situações de muito frio seguido de calor.

De acordo com a MetSul Meteorologia, tudo passa pela condensação, que ocorre no momento em que o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperaturas menores, como é o caso de espelhos, azulejos, janelas, paredes e roupas. Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos e quando chega a elevação da temperatura, o ar quente que entra em contato com as superfícies resfriadas se condensa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: RSC-287 terá trechos com velocidade limitada a 40 quilômetros por hora

Publicidade

As últimas semanas no Vale do Rio Pardo nos trouxeram bons exemplos desse fenômeno. Após alguns dias em que temperaturas abaixo de 5 graus foram registradas, os termômetros chegaram a marcar em algumas cidades da região máximas que por pouco não alcançaram os 30 graus.

A umidade acaba na medida em que a temperatura dos ambientes internos vai subindo. No momento em que as superfícies vão ficando menos frias, a umidade condensada vai diminuindo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade? Desvende as dúvidas que todo mundo tem sobre a gripe

Publicidade

Como diminuir a umidade?

Alguns defendem que deixar a casa aberta para circular o ar é uma das formas de permitir que a temperatura interna suba e as superfícies sequem mais rapidamente. Já outros defendem que deixar a casa fechada é o melhor caminho. Porém, qualquer uma das ações terá o mesmo efeito. Fechar a casa pode retardar a umidade, mas não acaba pelo fato do calor entrar por frestas de portas e janelas.

Uma solução para tentar impedir que a água escorra pelas paredes pode ser aquecer a casa 1 ou 2 graus com um ar-condicionado, por exemplo. Usar um ventilador também pode auxiliar na secagem dos pisos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta