Chocolates, frituras e produtos à base de farinha branca são alguns alimentos que quem pretende emagrecer já sabe: devem ser consumidos com cautela. O grande problema quando se faz dieta são aqueles itens que parecem leves, saudáveis e inofensivos, mas que podem ser grandes vilões quando se busca diminuir o número na balança.
É na hora de fazer os lanchinhos que você deve ter mais cuidado. Alguns itens parecem companheiros fiéis da dieta, mas na verdade tem calorias de sobra. Abaixo, saiba quais alimentos podem estar sabotando o seu regime:
Sabotador 1: Barras de cereal
Publicidade
As barrinhas de cereal são a primeira opção de muita gente quando bate a fome no meio da tarde. No entanto, elas não são tão leves como parecem. Segundo a nutricionista Anita Sachs, professora da Universidade Federal de São Paulo, elas possuem gorduras, carboidratos e açúcar e, portanto, devem ser consumidas sem exagero.
Sabotador 2: Biscoitos cream cracker
A famosa bolachinha de água e sal parece inofensiva. Mas só parece. Muitas marcas possuem gordura trans, além de muito carboidrato. O alto teor de sódio é outro item que faz com que o biscoito vá para a lista de vilões disfarçados: contêm, em média, 500 miligramas – ou 25% do consumo diário indicado.
Publicidade
Sabotador 3: Suco de frutas
Os sucos naturais são muito nutritivos e saudáveis. No entanto, são uma bomba calórica, especialmente os de laranja, manga e aqueles que misturam mais de uma fruta.
Publicidade
A explicação é simples: para você fazer um suco de laranja, por exemplo, você utiliza em torno de quatro unidades. E a bebida não traz a mesma sensação de saciedade do que comer a fruta, que é sempre mais indicado. Porém, caso você faça questão de tomar suco, as melhores opções são limão e maracujá, que possuem baixo índice glicêmico.
Sabotador 4: Frutas secas e oleaginosas
Publicidade
As frutas secas e as oleaginosas não devem ser retiradas do cardápio, pois possuem muitos nutrientes e são muito benéficas para a saúde. Porém, quem pretende emagrecer, deve cuidar com a quantidade.
A dica é não ultrapassar a cota diária de quatro amêndoas, duas castanhas-do-pará, cinco damascos secos ou duas colheres (sopa) de uva-passa.
Publicidade
Sabotador 5: Queijo branco
Quase todo mundo que começa a cuidar a alimentação, troca o queijo mussarela pelo branco. Mas essa não é a melhor solução. Existem algumas versões que possuem alto teor de gordura. Além disso, também apresenta em sua composição uma concentração média de 505 miligramas de sódio por porção de 100 gramas – o que equivale a um quarto do nosso consumo ideal diário, segundo Maressa Morzelle, engenheira de alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
A melhor opção é o minas frescal light, que tem o menor teor de gordura e de calorias.
Sabotador 6: Blanquet de peru
O peito de peru é saudável, no entanto, quando vira embutido (torna-se blanquet) recebe adição de gordura, sódio, conservantes e corantes, perdendo alguns de seus nutrientes e ganhando calorias. Claro, ainda é a melhor opção se comparado a presunto e mortadela, mas deve ser consumido com cautela. A preferência é que você opte por versões light.
Sabotador 7: Sopas prontas
Els são leves, além de serem práticas, pois basta acrescentar água quente e estão prontas. Mas cuidado! Assim como outros alimentos industrializados, contêm altíssimos níveis de sódio – o equivalente, em média, a quase metade do que você precisaria consumir em um dia. A consequência é aquele inchaço causado pela retenção de líquido.
Ainda que não seja tão prática, a melhor opção é fazer a sopa em casa. Além de ficar muito mais gostosa, é melhor para sua saúde!