Uma parceria entre a Prefeitura de Venâncio Aires e o Hospital São Sebastião Mártir viabiliza, desde julho, a realização de cirurgia pediátrica eletiva. Até o momento, três crianças foram beneficiadas com o novo procedimento, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço foi ofertado após a busca de um cirurgião pediátrico, especialista nesse tipo de operação. O secretário de Saúde, Tiago Quintana, explica que anteriormente os procedimentos eram incluídos no sistema do Estado, o que causava demora na marcação.
Com o cirurgião pediátrico pelo SUS, as crianças venâncio-airenses serão inseridas na regulação da Secretaria Municipal de Saúde. “Não queremos mais deixar pessoas na fila esperando. Ao incluir a criança na regulação do Estado, elas ficavam por tempo indeterminado, o que causava dor e sofrimento para o paciente e sua família”, afirma Quintana.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Pediatria do Hospital Santa Cruz é inaugurada após reestruturação
Publicidade
Os casos mais solicitados na Secretaria de Saúde são cirurgias de hérnia (escape de um órgão por má formação ou enfraquecimento nas camadas), hidrocele (acúmulo de líquido dentro do escroto) e postectomia (excesso de pele na parte de cima do glande). Não há restrição de idade para fazer a operação pediátrica. Ainda segundo o secretário, a meta é buscar os pacientes que estão há mais tempo na regulação do Estado, para realizar o procedimento.
Um dos assistidos é Moises Frey (foto). O pequeno de 4 anos foi diagnosticado ainda bebê com hidrocele. Ele passou por acompanhamento pediátrico e, quando completou 2 anos, precisava fazer a cirurgia. Entretanto, como não era operação de urgência, o menino entrou para a fila do Estado. Aos 3 anos a situação começou a piorar: a família descobriu que a hidrocele tinha evoluído para uma hérnia. Com isso, em apenas dez dias, foram três crises seguidas.
O caso foi informado à Secretaria Municipal de Saúde, que garantiu a marcação da cirurgia de Moises. A operação foi realizada no período da manhã e à tarde o pequeno já estava em casa. A mãe, Carla Dreissig, se emociona ao lembrar desse dia. Antes limitado em suas atividades, Moises pode correr, pular e desfrutar de uma vida normal, sem as crises decorrentes da hérnia. O médico também realizou a postectomia.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade