O Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz, de Encruzilhada do Sul, firmou parceria com o Verde é Vida, programa de ação socioambiental e educação rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com um pacote completo para a coleta de sementes, produção de mudas e recuperação de nascentes. O pontapé inicial foi dado na última terça-feira, com um plantio simbólico de mudas de espécies nativas para o início do Projeto NasceVida de Revitalização de Nascentes, na propriedade do educandário. No total, serão plantadas 200 mudas nessa primeira etapa.
Na avaliação do gerente de Assuntos Corporativos da Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, é por meio da educação que se pode promover transformações. “A solução dos problemas ambientais não está somente no meio rural. Todos devemos fazer a nossa parte, seja no interior ou na cidade”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura traça ações emergenciais para recuperar estradas de Encruzilhada do Sul
Publicidade
O secretário de Agricultura de Encruzilhada do Sul, Aloísio Lopes Moraes, lembrou que água é um tema fundamental, tanto a falta quanto o excesso. Trata-se de um problema que é de toda a sociedade. “Precisamos ser gestores da água; e isso é um desafio. A preservação e recuperação de nascentes é um grande passo, mas precisamos incluir também outras ações”, explicou o secretário, agradecendo à Afubra pela iniciativa e parceria.
A diretora do colégio, professora Ana Virgínia Pereira da Silveira, destacou que o projeto tem o objetivo de – além de tentar minimizar a escassez de água – conscientizar quanto à importância da preservação do meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: Rede estadual de Encruzilhada do Sul terá transporte escolar por programa do governo
Publicidade
O Projeto NasceVida de Revitalização de Nascentes conta com três etapas: a coleta de sementes (que já está acontecendo); a produção de mudas (sendo efetivada) e o plantio para a revitalização e preservação. “É uma iniciativa de longo prazo. Mas a ideia é, com o tempo, o colégio produzir suas próprias mudas”, disse o professor João Batista Cardoso. Por enquanto, elas estão vindo do Viveiro AgroFlorestal da Afubra e são provenientes da Bolsa de Sementes.
O gerente do Departamento AgroFlorestal da Afubra, engenheiro florestal Juarez Pedroso, informou que são dez espécies nessas 200 primeiras mudas. “É preciso que sejam espécies variadas e plantadas mescladas, para que se forme uma vegetação de preservação.”
LEIA TAMBÉM: Saúde e cuidados com a natureza andam juntos
Publicidade
O coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, agradeceu ao colégio pelo engajamento na execução das três fases: coleta de sementes, produção de mudas e recuperação de nascentes. “Estamos implantando esse tripé em outras escolas, uma delas no interior de Gramado Xavier, com a participação da comunidade, pois as nascentes estão em propriedades agrícolas. Isso mostra que é possível recuperar nascentes, inclusive dentro de lavouras”, enfatizou. Ele lançou um desafio aos alunos: realizar a revitalização de nascentes em suas propriedades.
A primeira nascente que será recuperada no Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz abastece o Arroio Silva. Ele deságua no Arroio Moinho do Corvo, que cai no Arroio das Canas, o qual vai para o Arroio Iruí, que deságua no Rio Jacuí.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A REGIÃO
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.