Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), e a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) está promovendo intervenções nos domicílios de dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica de diversos bairros. O programa Hidrovida consiste na instalação de banheiro e de reservatórios, além de melhorias hidrossanitárias para atender as necessidades básicas de abastecimento de água e saneamento.
Há poucos dias teve início a segunda fase do projeto, no Bairro Santa Vitória, contemplando 22 famílias. Dentre os primeiros beneficiados pelo programa está o casal de aposentados Teresinha de Jesus Gonçalves, 73 anos, e José Gonçalves, 78. Para eles, que há mais de 50 anos vivem em um pequeno chalé situado no Corredor 2, a última segunda-feira, 22, foi um dia de alegria. Eles acompanharam de perto toda a execução do serviço de instalação da caixa d’Água e disseram que, a partir de agora, a vida vai melhorar.
LEIA TAMBÉM: Corsan estende por mais um mês suspensão de cortes de água por falta de pagamento
Publicidade
Até então dona Teresinha lavava louça em uma bacia do lado de fora da casa, porque não tinha sequer a pia da cozinha e o tanquinho instalados. Além do reservatório, que vai amenizar as situações de falta de água, principalmente em época de estiagem, ela e o marido ganharam um banheiro novinho em folha, com pia, vaso sanitário e chuveiro instalados. “O banheiro velho tinha mais de 30 anos, tinha frestas e tava todo caído”, contou ela. “Agora vai ficar mais fácil, posso lavar louça na pia, lavar roupa no tanquinho e o banheiro ficou dez”, comemorou.
O Programa Hidrovida teve início em 2019, quando foram contempladas 20 famílias do Beco do Pepino, no Bairro Bom Jesus. Um novo levantamento socioeconômico foi realizado no período de novembro daquele ano a fevereiro de 2020 com uma série de visitas técnicas realizadas para elencar famílias que estavam enfrentando problemas devido à estiagem e também aquelas que residiam em moradias com precárias instalações sanitárias. A população rural também foi incluída no levantamento.
Este ano, no mês de maio, 20 famílias do interior, das localidades de Rio Pardinho, Travessão Dona Josefa e São Martinho foram beneficiadas. A expectativa é que até o final do ano a iniciativa alcance diversos bairros da cidade. Todas as famílias incluídas no programa atendem os critérios definidos, como possuir renda de até três salários mínimos, estar cadastradas no Cad-Único, residir em áreas regulares e morar no município há, no mínimo, seis meses.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Corsan investe R$ 1 milhão em ações emergenciais em Santa Cruz
O reservatório entregue às famílias tem capacidade para 500 mil litros de água e o kit banheiro é composto por um vaso sanitário, caixa de banheiro, pia, instalação e encanamento, bem como a parte estrutural de construção de parede e telhado. O serviço é realizado por servidores da própria Sehab e para os moradores não há nenhum custo referente à aquisição ou instalação dos equipamentos.
Na avaliação da secretária municipal de Habitação, Aretusa Scheibler, o programa representa uma melhora significativa nas condições sanitárias. “Banheiro e água potável fazem parte de questões básicas para a qualidade de vida da nossa população e nesse sentido o projeto trabalha questões estruturais de edificação e saneamento, mas também questões relacionadas a autoestima e a dignidade das famílias.
Publicidade
A secretária ressalta ainda a importância da iniciativa também em razão da pandemia de coronavírus. “É muito importante garantir o acesso das famílias a água tratada porque isso assegura condições de higiene em meio a esse momento tão difícil pelo qual estamos passando. Essa melhoria também vai contribuir muito na redução de outras doenças”, disse.
LEIA TAMBÉM: Corsan investe R$ 1,7 milhão na instalação de medidores inteligentes
Nenhuma Casa sem Banheiro
Publicidade
No dia 18 de junho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) recebeu representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul para apresentação do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas aprovado pela entidade em nome da valorização profissional e como uma resposta à atual crise imposta pela pandemia.
Na ocasião, a secretária de Habitação, Aretusa Scheibler, e a coordenadora, Jociane Becker, participaram de uma reunião com o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, com o diretor institucional do Gabinete de ATHIS, Paulo Henrique Soares, e com o chefe de gabinete do conselho, Fausto Loureiro.
A iniciativa idealizada pelo conselho dialoga com o Programa Hidrovida que vem sendo realizado pela Administração Municipal junto com a Corsan. “Reconhecemos a atuação do município nessa área e a possibilidade de uma parceria imediata, o que poderá tornar Santa Cruz do Sul a primeira a iniciar a implantação do Nenhuma Casa sem Banheiro, com apoio do CAU/RS e também de associações que representem arquitetos e urbanistas naquela cidade e região”, afirmou o presidente do CAU/RS.
Publicidade
Em breve, um acordo deve ser firmado entre CAU/RS e Prefeitura de Santa Cruz, com o objetivo de implantar o Nenhuma Casa sem Banheiro, aliando os recursos disponíveis pelo conselho e a estrutura administrativa oferecida pelo poder público.
LEIA TAMBÉM: Quem ficar sem água por mais de 12 horas poderá ser ressarcido pela Corsan
This website uses cookies.