Regional

Parada da Diversidade leva cores e luta pelos direitos à Praça da Bandeira

A quarta edição da Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul levou um grande público à Praça da Bandeira na tarde deste domingo, 24. O evento multicultural, com brilho e cores evidenciou a luta pelos direitos LGBTQIAPN+, apresentando o tema “Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!”. Um grande palco foi montado em frente ao Palacinho.

Crédito: Rodrigo Assmann

No local, mais de 30 artistas, incluindo DJs, gogo dancers, drag queens, cantores de hip hop, ativistas e entidades se apresentaram. Entre as atrações, estava a drag queen Tchaka, apresentadora oficial da Parada Gay de São Paulo, considerada a maior do mundo, e que pela segunda vez visitou o Rio Grande do Sul. Na passagem anterior, participou na Parada de Luta de Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Romaria de Schoenstatt reúne milhares de pessoas no Centro

Publicidade

Conforme o organizador do evento e coordenador do Departamento da Diversidade da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Ruben Quintana, a atividade visa promover a inclusão, aceitação e respeito à diversidade. “É um evento muito importante para manter a representatividade do município. Recebemos excursões de Cruz Alta, Santa Maria, Porto Alegre e Lajeado, sem contar todos os artistas de todo o Estado”, salientou Quintana.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: fantasias criativas e trios elétricos marcam desfile da Procissão das Criaturas 2024

“Isso também movimenta a nossa economia, com muita gente hospedada em hotel e consumindo no comércio local”, complementou. Segundo ele, os artistas que se apresentaram também receberam remuneração, o que fomenta a arte e cultura. “Santa Cruz se tornou uma referência a partir da criação do Departamento da Diversidade em 2022. Todas as ações que fizemos e o plano de políticas públicas na diversidade tornou a cidade pioneira no Brasil”, disse o coordenador.

Publicidade

Crédito: Rodrigo Assmann

Além das apresentações e da abertura oficial com a presença de autoridades, a 4ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul contou com feira, trios elétricos, shows de bandas e uma caminhada que partiu da Praça da Bandeira, seguiu pela Rua Marechal Deodoro, dobrou na Ramiro Barcelos e desceu a Marechal Floriano de volta ao local de saída. O evento foi organizado pela Angel Produções em parceria com a ONG Desafios e patrocinada pelo Município de Santa Cruz do Sul por meio da Lei de Patrocínio.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.