Este sábado é muito especial para Santa Cruz do Sul e para toda a região que se estabeleceu como fazendo parte do território originalmente pertencente a esse município. Nessa data, 28 de setembro, a comunidade comemora 146 anos de emancipação a partir do município-mãe, Rio Pardo. O desenvolvimento vertiginoso da localidade, iniciada como Colônia Santa Cruz, formada pelo governo provincial e com a chegada dos primeiros colonos alemães em 19 de dezembro de 1849, pode ser constatado justamente a partir da rápida autonomia. Nem três décadas haviam se passado desde a constituição da colônia e em 28 de setembro de 1878 era instalada a Câmara Municipal, data que entrou para a história como a da autonomia definitiva.
LEIA TAMBÉM: Romar Beling: “Chegamos ao clima da primavera”
Na época, a localidade já apresentava pujança e desenvolvimento econômico e social que a diferenciavam em realidade estadual. E que logo a projetariam no Brasil e no mundo, em especial por conta da atividade produtiva e industrial do tabaco, mas também de várias outras atividades econômicas das áreas de comércio e serviços.
Publicidade
Na virada do século 19 para o século 20, com a expansão da indústria, as melhorias na infraestrutura e nos serviços essenciais (luz elétrica, abastecimento de água, pavimentação de ruas, incremento da produção agrícola e pecuária, e particularmente a ligação férrea com Ramiz Galvão, em Rio Pardo), Santa Cruz do Sul pavimentou de vez o seu crescimento.
LEIA TAMBÉM: Historiador sugere que culinária italiana é invenção recente
Que nos trouxe aos dias atuais, configurando uma cidade que orgulha seus habitantes, sejam eles nascidos nessa terra, seja os que a adotaram (e adotam em número cada vez maior), pela sua qualidade de vida e oferta de diferenciais que poucas localidades ostentam no País e no exterior. Que Santa Cruz possa seguir trilhando esses mesmos caminhos, de bem-estar, de comodidade, qualidade de vida, realização pessoal e coletiva. E que possa, como prioridade máxima, manter, preservar e ampliar sua relação respeitosa e equilibrada com o meio ambiente, para que todo o resto não seja colocado sob risco ou ameaça a cada nova manifestação climática. Parabéns, Santa Cruz do Sul, e muitas felicidades! Se Santa Cruz for feliz, os seus cidadãos estarão felizes e transmitirão essa felicidade, com serenidade, ao grande mundo.
Publicidade
E por falar em parabéns e felicidades, fica aqui igualmente o registro da passagem dos 45 anos de existência do Jornal do Ike, também neste sábado. O Luiz Henrique Kühn, o popularíssimo Ike, é uma instituição absoluta de Santa Cruz, e contar com a sua colaboração ao longo de todos esses anos nas páginas da Gazeta do Sul é motivo de muito orgulho para a empresa.
E estamos, naturalmente, a uma semana das eleições! Que estes últimos dias de campanha transcorram fielmente dentro daquilo que se espera de um exercício de cidadania e de democracia! Boa leitura e bom final de semana.
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade