Os usuários de ônibus urbanos de Santa Cruz do Sul poderão ser abordados por pesquisadores durante o percurso, nesta semana e na próxima. Isso porque a Prefeitura contratou a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), para elaborar um estudo técnico de reestruturação de todo o sistema de transporte coletivo urbano. O Objetivo é modernizar o sistema, melhorar a qualidade e reduzir custos.
A pesquisa por amostragem envolve conversas com usuários durante as viagens, dentro dos ônibus. A equipe responsável fará uma série de questionamentos para avaliar a percepção do usuário sobre questões como a qualidade do transporte, a pontualidade, origem e destino do passageiro. “São esses questionamentos que vão subsidiar esse estudo, para melhorarmos o sistema e principalmente melhorar o atendimento do cidadão”, explicou o secretário municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, na tarde desta terça-feira, 3.
LEIA MAIS: Pesquisa com usuários do transporte coletivo pretende avaliar e aperfeiçoar o serviço
Publicidade
A abordagem será feita sempre no turno da manhã. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com coletes e crachás da empresa e seguindo todos os protocolos sanitários. Inclusive, por causa da pandemia, a caneta utilizada para preencher o formulário não será compartilhada e, após o uso, será descartada dentro de uma urna.
Oltramari salientou a necessidade de um estudo técnico como esse no atual cenário. “Nós tínhamos uma demanda de cerca de 400 mil usuários do transporte coletivo por mês em Santa Cruz do Sul, antes da pandemia. O número reduziu para 200 mil, até 180 mil por mês. Hoje temos linhas que transitam praticamente vazias ou com duas ou três pessoas”, disse. O estudo, de acordo com ele, vai permitir redimensionar linhas, readequar horários, avaliar a possibilidade de utilizar veículos menores, o que pode impactar positivamente nos custos.
LEIA MAIS: Prefeita quer manter tarifa do transporte urbano em R$ 4,45 por mais seis meses
Publicidade
O secretário lembrou que a prefeita Helena Hermany congelou a tarifa de ônibus em R$ 4,45 por seis meses, prazo que segundo ele, deverá encerrar perto da data de conclusão do estudo técnico, previsto para início de novembro. “Os resultados serão discutidos com a Agência Reguladora, o Ministério Público e a própria concessionária TCS. Com base técnica e evidências de pesquisa in loco, vamos discutir as possibilidades de melhorar o nosso sistema”, garantiu o secretário.
“Para que a gente tenha um sistema saudável financeiramente, sem onerar o cidadão aumentando tarifa toda a hora, nós temos que fazer esse estudo, para encontrar caminhos e um sistema sustentável, seguro, confortável para o nosso cidadão.” Everton Oltramari ressaltou, ainda, que serão observados na pesquisa outras questões, entre elas a isenção de tarifas que hoje inclui idosos e estudantes.
LEIA MAIS: Prefeitura planeja mudanças no sistema de transporte em Santa Cruz
Publicidade