Após três dias de votação, a escolha das prioridades na Consulta Popular teve fim às 23h59 dessa quinta-feira, 7. Segundo o resultado parcial, divulgado às 16 horas de ontem, que levou em conta apenas os votos registrados por SMS ou site, Santa Cruz já havia ultrapassado 4.480, ou seja, 4,48% dos eleitores – o mínimo necessário era 3%. Para o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/VRP), Heitor Petry, a participação foi positiva.
“No que tange a participação, podemos ter eventualmente alguma exceção, mas pela parcial temos impressão que praticamente todos os municípios da região atingiram participação mínima. Isso mostra engajamento, especialmente dos Comudes (Conselhos Municipais de Desenvolvimento)”, afirmou Petry em entreista à Rádio Gazeta. Na avaliação do presidente, o destaque positivo foi o município de Vale Verde, que atingiu 25% dos eleitores.
Algumas novidades marcaram a votação deste ano. Até a edição passada, os eleitores escolhiam quatro demandas. Já em 2016 cada eleitor votou em apenas uma prioridade. “Este ano não estavam comtempladas as áreas de educação, saúde e segurança. Isso representa um grande contigente de pessoas que deixou de se envolver. Mesmo assim, estamos bem satisfeitos com participação registrada”, explicou Petry.
Publicidade
Outra inovação foi o fim do voto manual. Nesta edição, só foi possível votar através do aplicativo, site ou SMS. No caso das mensagens via telefone, o Vale do Rio Pardo, inclusive, foi o que registrou maior participação do Estado, com 1.910 votantes. “Da forma antiga, nós já tinhamos noção da participação no fim do dia. Este ano, receberemos o relatório com o resultado apenas na semana que vem”, explicou o presidente. Os projetos mais votados deverão ser encaminhados a partir do início de agosto.
This website uses cookies.