O Internacional foi derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0 pela quarta rodada do Brasileirão. Já são cinco jogos sem vitória no Beira-Rio. A última foi em 8 de maio, na goleada por 4 a 1 sobre o Juventude. Com isso, a equipe chegou a uma marca negativa pela qual não passava desde 2016, ano em que o clube foi rebaixado para a segunda divisão.
O técnico Osmar Loss acredita que a falta de eficiência ofensiva foi crucial no resultado. Como interino, Loss trabalha para entregar um ambiente “mais seguro” para quem for contratado como novo técnico. “A gente sabe que precisa evoluir. A primeira etapa é produzir as oportunidades. Não é agora, já com o Ramírez a gente produzia boas situações e não vem tendo eficiência. Estamos trabalhando diariamente em busca desta evolução, mesmo com o calendário apertado, para que possa redundar em eficiência melhor e sabemos que essa eficiência melhor vai entregar melhores resultados”, destacou.
Loss justificou a utilização de Yuri Alberto aberto e Thiago Galhardo centralizado. “Foi o mesmo modelo que a gente usou desde os 25 minutos no jogo contra o Bahia. A estrutura que a gente percebeu que o Atlético-MG teria indicava que tínhamos de ter jogadores pelos lados de campo, que pudessem também manter o meio-campo forte. Em cima da análise do Atlético-MG, optamos por esta equipe”, esclareceu.
Publicidade
Loss comentou sobre o ambiente de segurança que precisa ser criado. Ele acredita que a equipe não foi desorganizada e elogiou o Atlético e o desgaste que os atletas tiveram tentando reverter o placar adverso desde o minuto inicial. “Todos os fatores que envolvem as características de um jogo, de uma equipe, temos que avaliar. Técnico, tático, psicológico, para construir uma equipe que tenha segurança para jogar. Tudo reflete na segurança. Em qualquer área, se sentir seguro, vai produzir melhor. Estamos trabalhando, é um processo. Não é com uma palavra bonita, de um dia para o outro, que vamos resolver esse problema”, frisou. “Eu não vejo uma desorganização. É claro que o tempo nos oprimiu, nos tirou a calma. Se tivéssemos mais tempo, talvez não acelerássemos tanto as jogadas. Isso é reflexo do final da partida, do cansaço e também das trocas que o adversário fez. Enfrentamos uma grande equipe. Não vejo uma desorganização simplesmente por ser uma desorganização. Ela é fruto do cansaço, das trocas. Acredito que a partir dos 30 minutos do primeiro tempo, o Inter se portou como uma equipe mandante tem que ser portar”, complementou.
Loss tratou de afastar qualquer possibilidade sobre a efetivação no cargo. “Na realidade, não falamos nada sobre esse assunto. É um assunto (busca por novo técnico) onde não há a necessidade da minha participação. A diretoria está trabalhando com o intuito de trazer os melhores resultados para o Inter. A conversa que eles tiveram comigo foi sobre o jogo, de podermos dar confiança ao atletas, e termos todo o suporte para entregarmos o melhor para o time e, consequentemente, para o Inter”, declarou. “Eu vim para o Inter cumprir um papel dentro da comissão técnica. Eu sabia que o auxiliar da casa normalmente tem esse tipo de situação (de assumir a equipe interinamente). Não é algo que gostaríamos que acontecesse. Eu não gosto de avaliar o futuro ou falar de possibilidades. Eu penso sempre no próximo jogo. Estou à disposição da diretoria. Vamos viver o dia a dia e auxiliar nesse processo de transição para que, se vier um novo treinador, ele consiga pegar um ambiente melhor, com resultados melhores”, finalizou.
O volante Patrick lamentou as chances desperdiçadas do empate, mas se disse satisfeito pela dedicação na partida. “Jogo bom, disputado, de intensidade alta. Tivemos oportunidades de fazer dois gols claros no segundo tempo, infelizmente não concluímos em gol. Dificulta o resultado da partida. A equipe se comportou muito bem, fez um jogo contra um adversário muito forte, sabíamos que íamos ter que criar as jogadas para vencer, criamos, mas não fizemos o gol. Ficamos satisfeitos pela luta”, disse o jogador.
Publicidade
Com o resultado, o Inter permanece com quatro pontos e caiu para a 14ª colocação na tabela. O próximo compromisso colorado será no domingo, 20, contra o Ceará, às 16 horas, no Beira-Rio. Taison sentiu um problema muscular no início do segundo tempo, e Cuesta sofreu uma pancada em dividida com o adversário. Os dois passam a ser preocupações para o departamento médico.
A diretoria colorada pretende iniciar os contatos e agendar reuniões com os principais candidatos a assumir a equipe após a saída do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez. O clube evita estipular um prazo para fechar a contratação do novo treinador. Mas os dirigentes do departamento de futebol e do Conselho de Gestão planejam definir o nome até os primeiros dias da próxima semana. O problema é justamente chegar a um consenso sobre quem deve assumir a equipe. O Inter esbarra em um mercado com poucas opções viáveis e que se enquadrem no que o clube pretende para o cargo. Mesmo os mais cotados enfrentam alguma resistência interna.
O diretor-executivo de futebol Paulo Bracks não revelou nem negou nomes, mas listou os critérios que estão sendo levados em conta na busca. “Conhecimento não só do clube, mas das pessoas que trabalham aqui. Sistema de jogo, comportamento do dia a dia, questão anímica e psicológica, histórico. Tudo isso precisamos analisar para uma contratação com responsabilidade. Estamos a vésperas da Libertadores, não podemos errar. Estamos trabalhando muito para encontrar uma comissão técnica”, comentou.
Publicidade
O clube quer fazer contatos com os profissionais que agradam com uma espécie de “entrevista” para coletar mais informações sobre modelo de jogo, metodologia de trabalho e gestão de grupo antes de tomar uma decisão. “Tudo isso a gente precisa pesar para tomar decisão com muita responsabilidade. Vamos analisar com muita paciência e firmeza para tomar essa decisão. É uma troca de comando no início do Brasileiro. A gente não pode errar. Para isso, estamos trabalhando de forma muito intensa para termos um nome de consenso entre nós e que vá nos dar o que se espera para a temporada de 2021”, enfatizou.
This website uses cookies.