Categories: Regional

Para lembrar que é sempre melhor prevenir

Distribuir o maior número de informações possível foi a estratégia adotada pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul, na manhã dessa sexta-feira, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data oficial do evento é neste sábado, mas as atividades foram antecipadas. Das 9 horas às 11h30, cinco voluntários da entidade estiveram na Praça Getúlio Vargas abordando quem passava pela Rua Marechal Floriano para informar e alertar sobre a importância da prevenção. O público também aprendeu a passar corretamente o protetor solar.

De acordo com o assessor de comunicação da Aapecan, Lusardo Ramos Júnior, o câncer de pele é um dos mais evitáveis. A recomendação é que as pessoas façam uso do protetor diariamente, e não apenas nos momentos de lazer. Também é importante evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas e fazer uso de acessórios para se proteger, como chapéus e óculos de sol. Essas informações estavam no material entregue durante a ação, junto com outros folders sobre tumores do colo do útero, de mama, de boca e de próstata. Além das recomendações específicas para homens e mulheres, como a realização dos exames preventivos regularmente, diversas dicas de saúde foram divulgadas.

A prática de exercícios físicos, alimentação saudável e abstinência de álcool e cigarros foram indicadas como as principais atitudes a serem tomadas para diminuir as chances de desenvolver a doença, de forma geral. Estar acima do peso, o que geralmente acontece com quem não tem esses hábitos, aumenta o risco de dez tipos de tumores: de intestino, mama, útero, ovário, pâncreas, esôfago, rim, fígado, próstata avançado e vesícula biliar. Já o consumo de álcool, em qualquer quantidade, está fortemente ligado aos casos de cânceres de mama, intestino, fígado, esôfago, boca, faringe e laringe – os últimos três também são comuns em fumantes, assim como os carcinomas de pulmão.

Publicidade

Paciente da Aapecan, Maria Glacimara Leão Pinto, de 45 anos, participou das atividades ao lado dos voluntários. Recentemente, ela descobriu um tumor na mama, já em estado avançado. Maria conta que, como reside na área rural de Caçapava do Sul, acabou deixando de fazer os exames preventivos, devido à distância para chegar à zona urbana. Hoje, ela vem para Santa Cruz semanalmente e fica hospedada na Aapecan de segunda a sexta-feira para poder frequentar as sessões de radioterapia no Hospital Ana Nery, das quais já fez metade da quantia receitada. 

O tratamento está dando resultados positivos. “Vim para alertar as pessoas e recomendar que todo mundo tente se prevenir. Não quero que ninguém passe pelo que estou passando”, frisou. Para garantir que Maria e outros portadores da doença continuem recebendo o apoio da Aapecan, é possível ligar para a instituição no telefone (51) 3056 6500 e combinar uma forma de doação. O valor é livre.


Lusardo: protetor todo dia
Foto: Lula Helfer

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.