O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) iniciou nesta sexta-feira, 18, as operações do Plano Verão 2016 nas estradas que levam ao Litoral, Norte e Sul do Estado. A iniciativa integra o conjunto de ações do Verão para Todos do governo do Estado. Com isso, haverá um aumento significativo de fiscais do Daer durante o percurso.
Até 17 de março, o Daer terá 98 servidores para fiscalizar o transporte intermunicipal de passageiros tanto na modalidade regular quanto no sistema de fretamento e turismo. O trabalho ocorre de sexta-feira a domingo, em rodovias que registram aumento no fluxo de veículos durante o veraneio – como a ERS-389, ERS-786, RSC-110 e ERS-265 – e nas estações rodoviárias.
Durante as inspeções aos veículos, os fiscais verificam os documentos obrigatórios para o transporte – como o Laudo de Inspeção Técnica (LIT) – além da conferência da lista de passageiros, a validade da apólice de seguro e o uso do cinto de segurança. Também haverá distribuição de material informativo sobre as normas exigidas aos usuários de ônibus para que evitem transtornos e cheguem com tranquilidade ao destino.
Publicidade
Segundo o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, o reforço na fiscalização pretende verificar as condições necessárias para que os passageiros cheguem ao seu destino com segurança. “É um trabalho desenvolvido estritamente com o propósito de verificar se o transporte atende às exigências legais e evitar riscos à integridade dos usuários”, completa.
Além da malha viária estadual, o Daer também fiscaliza o transporte coletivo nas estradas federais e municipais. A autarquia convidou a Metroplan e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para reforçar as abordagens durante a temporada de verão.
Estações Rodoviárias
Publicidade
Ainda no começo de dezembro, equipes da Diretoria de Transportes Rodoviários do Daer vistoriaram 16 estações rodoviárias no Litoral norte e sul. Os fiscais avaliaram as condições de infraestrutura dos terminais – como limpeza dos banheiros, iluminação, atendimento aos usuários, fraldário e o setor de despacho de encomendas – e também a situação dos ônibus. Os servidores da autarquia verificaram as condições de manutenção e limpeza dos veículos, o laudo de vistoria, a apólice de seguro e a conformidade da documentação quanto à modalidade da linha.
“Ficamos satisfeitos com o resultado, pois a maioria das rodoviárias visitadas atendem às nossas exigências para receber os usuários nesta época de grande movimento”, enfatizou Hagemann. “Encaminhamos um ofício àquelas que ainda tinham pendências e estabelecemos um prazo até o dia 15 para que resolvam os problemas apontados. A partir de agora, autuaremos quem não cumpriu com o determinado.”
Publicidade
This website uses cookies.