A decisão do governo do Estado de desobrigar o uso das máscaras em crianças de 5 a 11 anos continua gerando polêmica entre pais e especialistas. Conforme o doutor em Epidemiologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Paulo Petry, a decisão é precipitada em função de essa faixa etária ser a menos protegida pelas vacinas. A mudança, contudo, foi impedida de vigorar por uma decisão liminar da Justiça. O Piratini recorreu, mas o recurso ainda não foi julgado.
“É uma população cuja cobertura vacinal ainda é baixa. Nós demoramos a começar a vacinar crianças”, afirma. Petry salienta que apesar da redução dos números e indicadores da pandemia, ainda existe grande transmissão do vírus, sobretudo com a predominância da variante Ômicron. “Se as crianças estiverem sem máscaras e se aglomerarem nas escolas, e isso sem dúvida vai acontecer, é perigoso. A transmissão vai aumentar”.
LEIA MAIS: Estado recorre de decisão que suspendeu decreto sobre utilização de máscaras por crianças
Publicidade
Ainda que não seja comum, a evolução para um quadro mais grave é possível. “Existem relatos de mortes, e a morte de qualquer criança é uma tragédia para a família. Não podemos menosprezar isso, e portanto me parece uma medida precipitada”, ressalta o especialista.
Ao comentar sobre as decisões de alguns municípios de desobrigar totalmente o uso da máscara, como é o caso do Rio de Janeiro, Paulo Petry diz que também é uma imprudência. “Me parece um exagero. Em espaços fechados nós deveríamos manter um pouco mais, talvez já liberando gradativamente para os locais abertos”. O epidemiologista lembra ainda que o Rio Grande do Sul enfrenta o frio durante vários meses do ano, período em que a circulação de ar nos ambientes fica mais restrita e facilita a transmissão do coronavírus.
LEIA MAIS: Escolas se adaptam ao decreto sobre uso facultativo das máscaras
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.