Iniciam-se momentos que devem ser marcantes na passagem, em 2024, dos 200 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul e 175 anos em Santa Cruz do Sul. Em seu começo, lembrou-se há poucos dias os 55 anos do Monumento ao Imigrante, localizado ao final da rua principal, com a colocação de novas placas informativas e evento solene, valorizando oportunamente essa obra já melhorada, mas ainda não tão bem observada de perto. Isso é estimulado neste ano, como deve ocorrer em relação a diversos aspectos e temas relacionados ao marco da imigração, para conhecer melhor o que representa em nossa comunidade.

O monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969, quando se completavam 120 anos de imigração germânica em Santa Cruz. O então prefeito Orlando Oscar Baumhardt, que encerrava o mandato naquele mês, e o presidente do Lions Clube 1849, Eugenio Iserhard, descerraram a fita da obra, apresentada então pela Gazeta do Sul como “nosso mais belo monumento, dedicado ao imigrante” e “uma obra de arte do nosso conterrâneo Hildo Paulo Mueller, que deverá constituir-se mesmo numa grande atração turística, pois não existe no Estado algo parecido”. Dizia mais: “Trata-se de uma homenagem justa aos pioneiros da nossa colonização, que bem mereciam uma obras destas, e, graças à campanha do Lions e apoio da Prefeitura, pôde ser levada a cabo”.

LEIA TAMBÉM: Por que tanto barulho?

Publicidade

As homenagens foram atualizadas pelas palavras, entre outras, da prefeita Helena Hermany, presidente do Lions Centro, Eunice Jaeger, presidente da comissão estadual dos festejos, subsecretário de Justiça e com ligações santa-cruzenses, Rafael Gessinger, e do local Paulo Trinks. Além de outras, recolocou-se na escultura do colonizador a placa com os primeiros imigrantes alemães (seis homens adultos, quatro August – Wuttke, Raffler, Arnold e Mandler –, Frederico Tietze e Gottlieb Pohl), aliando-se, por indicação legislativa (de Alberto Heck), quatro mulheres do grupo (a esposa de Wuttke, Johanna Francisca e as filhas menores Joana Maria e Juliana, além da irmã de Tietze, Charlotte ou Carlota), que, junto com os filhos menores Guilherme e Lucas Wuttke, completam os 12 que chegaram inicialmente das terras germânicas à recém-fundada Colônia Santa Cruz (Falo deles no meu livro Carl & Ciss).

Outro representante leonístico e guia turístico, Luís Carlos Moritzen, ressaltou nomes que fazem parte da história do monumento: além do artista Hildo Mueller (representado pelos filhos Paulo e Pedro), modelos que aparecem no painel – o lavrador Henrique Funk (falou dele a filha Vera Hermes) e o semeador Ilgo Emmel (representado pelo irmão Ivo); o idealizador do monumento, vereador da época, Bruno Franke (estavam presentes as filhas Irmgard, Isolde e Ingrid), em cujas terras na Estação de Captação de Água no Rio Pardinho, junto à ponte da estrada para Vera Cruz, foi tirada então a foto que serviu de base ao painel (inclui a indústria Souza Cruz, onde Bruno e Hildo trabalhavam, ainda no centro e com a icônica chaminé, que infelizmente já não existe mais, além da nossa simbólica Catedral, ora em restauração).

LEIA TAMBÉM: Pagar (e fiscalizar) para receber

Publicidade

Muitos atributos (fé, educação, trabalho, coragem) e nomes foram lembrados (além do passado, mentores atuais – Gessinger destacou, além do secretário Corá, da Cultura, e presidente Trinks, professores Cristiana Müller, Unisc, Lissi Bender, Academia de Letras, e Nasário Bohnen, Cultura). A prefeita Helena falou em alemão, lembrando de empresário estrangeiro que a louvou por preservar a língua (o idioma é destaque também em novo livro que lançarei logo mais), e o Clube 25 de Julho mostrou danças e cantos germânicos. Enfim, um belo clima se criou, junto com o outono, para celebrar o tanto que os imigrantes representam para nós, ao lado das demais etnias. Mirando o monumento enaltecido, podemos enxergar o futuro plantado com boas sementes.

LEIA OUTROS TEXTOS DE BENNO KIST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Benno Kist

Share
Published by
Benno Kist

This website uses cookies.