Política

“Para adotar é preciso ter consciência. Sou totalmente contra”, diz vereadora sobre adoção de animais remunerada

O projeto de incentivo financeiro à adoção de animais atingidos pelas enchentes por pessoas que não têm condições de arcar com os custos tem gerado opiniões diversas. A vereadora de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz (Republicanos) se manifestou contra o PL (Projeto de Lei) anunciado pelo governador Eduardo Leite, na sessão do Legislativo dessa segunda-feira, 24, e também nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Momento é de recomeço também para os animais

De acordo com o PL, o governo pagará R$ 450,00 por animal adotado e cada pessoa poderá adotar até dois animais. O valor previsto considera gastos básicos de cuidados durante seis meses e será pago em duas parcelas: uma logo após ser realizada a adoção do animal e outra após três meses, quando será realizado um acompanhamento. Ainda, os animais já estarão castrados e microchipados.

Publicidade

Veja o manifesto da vereadora Bruna Molz sobre o PL:

De acordo com Bruna Molz, por mais que o intuito do projeto seja atrair adoções ele está sendo conduzido de forma errada. “No momento em que se oferece dinheiro se está ‘comprando adotantes’ e a causa animal foca exatamente no contrário disso. As pessoas precisam ter consciência no momento da adoção, além de responsabilidade e amor. Os adotantes não podem ser motivados a adotar apenas para ganhar um valor que não será suficiente para manter o animal”, defende.

Ainda de acordo com a vereadora, o governo estadual deveria investir o dinheiro na construção de abrigos e em campanhas com informações sobre adoção responsável. “Esse incentivo pode atrair pessoas que estão pensando no dinheiro, o que pode causar um novo abandono dos animais. Não há como o Estado fiscalizar isso, nem os municípios. A maioria dos municípios não possui nem fiscalização de maus-tratos”, alerta.

Publicidade

A iniciativa do governo estadual integra o Plano Rio Grande e é desenvolvida pelo Gabinete de Projetos Especiais do Vice-governador e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O texto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) nesta semana e prevê investimento de R$ 6,86 milhões no bem-estar animal. Atualmente, 15.259 animais de estimação estão abrigados em 353 locais em todo o Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.