O número de 21 homicídios em Rio Pardo no ano de 2020 chamava a atenção. A onda de assassinatos ligados ao crime organizado fazia com que a cidade, de pouco mais de 38 mil habitantes, fosse cotada para entrar no programa RS Seguro, do governo estadual, onde estão os municípios com maiores índices de criminalidade. Isso mexia com o brio da polícia.
Foi em meio à pandemia, com a delegacia em reforma, que cinco agentes da Polícia Civil desencadearam uma investigação que culminou, no dia 10 de dezembro daquele ano, em uma ofensiva memorável. A megaoperação Tentáculos quebrou paradigmas na região e mudou o rumo da segurança na Cidade Histórica. Os resultados foram vistos na prática, com a queda nos índices criminais e responsabilização dos autores com condenações.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO: primeira vítima dos crimes da Rua do Arvoredo foi uma santa-cruzense
Publicidade
Membros daquela equipe que desencadeou a ofensiva, o delegado Anderson Ferreira Castilhos Faturi, de 41 anos, e o comissário Alessandro Lorenzoni Simões, 51, são os convidados desta terça-feira, 26, do podcast Papo de Polícia. Os dois trabalham juntos há dez anos e foram responsáveis pelas investigações de casos históricos, que serão detalhadas ao vivo. O episódio inicia-se às 20 horas e será apresentado pelo jornalista Cristiano Silva, editor de Segurança Pública da Gazeta Grupo de Comunicações.
Além da Delegacia de Polícia (DP) de Rio Pardo, Faturi é responsável pela DP de Pantano Grande, tendo passagens como substituto em Santa Cruz do Sul na 1ª DP, 2ª DP e Draco, e outras delegacias da região. Formado em Direito, com especialização em segurança pública, foi escrivão de 2007 a 2010, quando assumiu como delegado. Também é professor da Academia de Polícia desde 2012. Natural de Santiago, recebeu em 2018 o título de Cidadão Honorário de Rio Pardo.
Alessandro, por sua vez, é natural de Santa Maria e tem 29 anos de polícia. Graduado e pós-graduado em Direito, é oficial da reserva não remunerada do Exército. Já trabalhou cedido ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público por dez anos, e também na Chefia da Polícia e Secretaria de Segurança Pública. Depois de iniciar como policial civil em São Pedro do Sul, foi para Rio Pardo em 2014, onde fixou residência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: militar conta sobre explosão de bomba durante missão
O Papo de Polícia ao vivo com o delegado Faturi e o comissário Alessandro é o décimo e último episódio dessa temporada. Será veiculado às 20 horas desta terça-feira, 26, no YouTube do Portal Gaz, e as pessoas que assistirem vão poder fazer perguntas aos convidados pelo chat do vídeo. O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático.
A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio. Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz (youtube.com/portalgaz), onde também fica postado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Portal Gaz (@portalgaz).
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.