Uma audiência pública foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, para debater o papel das universidades comunitárias no Rio Grande do Sul e o acesso ao Ensino Superior. A atividade, promovida pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa sobre o assunto, foi replicada nesta noite, também na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A condução foi do presidente do colegiado, deputado Rafael Braga (MDB).
Além do cumprimento do dispositivo constitucional que determina aplicação de 0,5% da receita própria de impostos no Ensino Superior, outras sugestões também foram listadas e serão encaminhadas ao Poder Executivo. Conforme o deputado Rafael Braga, que concedeu entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, a ideia é justamente debater a reestruturação financeira das universidades comunitárias, que fazem parte do desenvolvimento das regiões do Rio Grande do Sul. “São 14 instituições comunitárias espalhadas pelo Estado, que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung). Eu sou egresso de uma universidade comunitária.”
LEIA TAMBÉM: Rede Butiá: universidades vão reforçar acesso à internet no Estado
Publicidade
A partir das audiências públicas, durante quatro meses de trabalho, a comissão, que é temporária, deve apresentar relatório com sugestões para o desenvolvimento das universidades comunitárias.
No dia 11 de abril , na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o ato de instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. A finalidade é tratar sobre o papel dessas instituições, além da facilitação do acesso ao ensino superior. Desse modo, a atividade contou com a presença de representantes das 14 instituições de ensino superior que fazem parte do Comung.
LEIA TAMBÉM: Universidades comunitárias gaúchas são tema de Comissão Especial da Assembleia Legislativa
Publicidade
A criação da comissão foi aprovada por unanimidade, no final de março, após proposição do deputado estadual Rafael Braga. A comissão será temporária e discutirá avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. O presidente da Casa Legislativa do Estado, deputado Vilmar Zanchin (MDB), proferiu a efetivação e a instalação da comissão.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.