Paola Severo: “Assistimos aos indicados a Melhor Filme”

Já faz um tempo que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade realizadora do Oscar, vem tentando se encontrar. Após denúncias de racismo e falta de representatividade, a organização anunciou uma série de novas medidas para garantir a igualdade nas cerimônias futuras. E ainda que a diversidade não seja um problema na edição deste ano, os concorrentes das principais categorias são bastante heterogêneos. Talvez ainda por impacto da pandemia de Covid-19, que paralisou e adiou uma série de produções, fato é que as escolhas dos membros foram bastante desiguais.

Concorrem a Melhor Filme tanto um épico futurista de orçamento astronômico, como Duna, quanto um longa modesto e adaptado de um obscuro filme independente francês, sem grandes nomes, como No Ritmo do Coração, até um remake noir carregado de estrelas, como Beco do Pesadelo. Filmes cheios de sutilezas, como Ataque dos Cães, estão lado a lado com a extravagância narrativa de King Richard e Não Olhe Para Cima. E o drama de Belfast e Drive My Car ganha espaço em meio ao humor e à vivacidade de Licorice Pizza e Amor, Sublime Amor. Com certeza, um ano de grandes obras.

LEIA MAIS: A grande noite do cinema acontece neste domingo

Publicidade

O Magazine já assistiu a todos os indicados na categoria Melhor Filme. Confira o que achamos:

  • Ataque dos Cães (The Power of the Dog), de Jane Campion.
    O faroeste é carregado de tensão e atuações sublimes. Benedict pode levar o prêmio na noite, pelo retrato cheio de sutilezas de um homem embrutecido pela vida. Forte concorrente nas categorias Melhor Filme e Direção.
    Elenco: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante (2), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Design de Produção.
    Onde assistir: Netflix.
  • Duna (Dune), de Dennis Villeneuve
    Uma experiência visual como nenhuma outra e um filme tecnicamente perfeito, Duna une toda a grandiosidade da ficção científica com os dramas que são tão humanos. O filme deve fazer a limpa das estatuetas nas categorias técnicas.
    Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Josh Brolin, Zendaya.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Maquiagem e Cabelo, Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Design de Produção.
    Onde assistir: HBO Max.
  • Belfast, de Kenneth Branagh.
    O diretor revisita a própria infância na Irlanda do Norte em conflito e nos permite ver a guerra pelos olhos de uma criança. Com fotografia em preto e branco espetacular, o filme é divertido e sério em doses iguais. Caitriona Balfe merecia ter recebido uma indicação.
    Elenco: Jude Hill, Caitriona Balfe, Judi Dench e Jamie Dornan.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Canção Original.
    Onde assistir: Mubi.
  • Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up), de Adam McKay.
  • Na sátira do negacionismo que se tornou um dos filmes mais assistidos da Netflix, um elenco estelar passa em um desfile de absurdos quando um cometa se aproxima em rota de colisão com a Terra. Genial por emular tudo que vimos durante a pandemia.
    Elenco: Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Jonah Hill e Cate Blanchett.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição.
    Onde assistir: Netflix.
  • Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson.
    Neste coming of age sobre as descobertas do primeiro amor, o grande destaque é para o casal protagonista, vivido pela cantora Alana Haim, na primeira experiência de atuação, e Cooper Hoffmann, filho do falecido ator Philip Seymour Hoffman.
    Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn e Bradley Cooper.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original.
    Onde assistir: nos cinemas.
  • No Ritmo do Coração (Coda), de Siân Heder.
    Nascida ouvindo em família com surdez, Ruby é intérprete dos pais e do irmão. Quando uma chance de estudar música longe de casa vai prejudicar o apoio ao negócio familiar, ela precisa decidir o que fazer. Um filme lindo e emocionante.
    Elenco: Emilia Jones, Marlee Matlin e Troy Kotsur.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado.
    Onde assistir: Amazon Prime.
  • Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi.
    Um ator e diretor vive o luto de perder a esposa enquanto trabalha em nova produção teatral. Também convive diariamente com a motorista e, juntos, os solitários revivem momentos do passado. As três horas de filme passam voando, e é impossível tirar os olhos da tela pelo roteiro intrinsecamente rico e as atuações belas e contidas do elenco.
    Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Masaki Okada e Reika Kirishima.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado.
    Onde assistir: Mubi.
  • King Richard: Criando Campeãs, de Reinaldo Marcus Green.
    Neste drama biográfico que relembra a jornada das tenistas Serena e Venus Williams, conhecemos o quanto o pai foi uma figura fundamental para o sucesso das atletas. Will Smith entrega performance emocionante.
    Elenco: Will Smith, Saniyya Sidney, Aunjanue Ellis, Demi Singleton e Jon Bernthal.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Canção Original, Melhor Edição.
    Onde assistir: HBO Max e Apple TV.
  • O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley), de Guillermo Del Toro.
    Um homem ambicioso se junta a um circo de horrores onde aprende os truques de um suposto mentalista. Com o que aprendeu, ele realiza shows e faz grande sucesso, até ser confrontado por uma psiquiatra.
    Elenco: Bradley Cooper, Cate Blanchett, Rooney Mara, Willem Dafoe e Toni Colette.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção.
    Onde assistir: Star Plus.
  • Amor, Sublime Amor (West Side Story), de Steven Spielberg
    Correndo o risco de recriar um dos musicais mais amados de todos os tempos, Spielberg se supera e entrega um filme vivaz e animado. Um show nos vocais, nas coreografias e na fotografia apresenta a história do casal que se apaixona em meio a uma briga de gangues rivais a uma nova geração.
    Elenco: Ansel Elgort, Rachel Zegler, Rita Moreno e Ariana DeBose.
    Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção.
    Onde assistir: Disney+

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.