As cidades de Pantano Grande e Butiá realizarão dos dias 9 a 10 de novembro o 1° Circuito Estadual de Gaita Ponto. Podem participar do concurso pessoas de todas as idades, que toquem o instrumento de forma amadora. O evento tem como objetivo valorizar instrumentistas de todas as regiões do Brasil e de todas as idades, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, principalmente, proporcionar a descoberta de novos talentos e integração social.
A Rádio Gazeta recebeu a visita do coordenador, Nicolau Figueiredo, do apoiador Vanderli de Souza, e da organizadora do evento, Adriana de Los Santos. Ela contou que o instrumento pode ser considerado caro e tem se tornado esquecido. “Será uma forma de incentivo para o uso do instrumento musical”.
No concurso, personalidades da área musical e a direção artística da organização farão parte da avaliação dos concorrentes. Ritmo, técnica, interpretação, originalidade, inovação estética e postura serão alguns dos principais critérios. A roupa usada no concurso não será avaliada. “O que contará será a música apresentada”, explicou Adriana. Serão selecionados três ganhadores. Além do troféu, o primeiro lugar ganhará uma Gaita 8 baixos Minuano, o segundo lugar uma captação de gaita Nova Harmonik (microfones) e o terceiro lugar um estojo de nylon para gaita.
Publicidade
Para participar do concurso será cobrada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição beneficente. As inscrições poderão ser realizadas através do site do evento ou pelo e-mail circuitodegaitaponto@gmail.com, entre os dias 5 de outubro e 3 de novembro.
Como será a primeira vez que o evento ocorre, a expectativa é de que se tenha, no mínimo, 50 participantes. Na Cidade de Butiá, será montado um acampamento em um ginásio e a apresentação será em uma praça da cidade, já em Pântano Grande, o concurso ainda não tem local definido.
Publicidade
This website uses cookies.