Regional

Pantano Grande receberá R$ 1,5 milhão do programa Desassorear RS

O prefeito Mano Paganotto (PSDB) e o vice-prefeito Juninho Pires (PT) estiveram em Porto Alegre nessa terça-feira, 1º, para acompanhar a solenidade de assinatura do termo de adesão de Pantano Grande ao Programa Desassorear RS, promovido pelo governo do Estado.

O município foi cadastrado em outubro de 2024 e, em fevereiro, teve a confirmação de que estava entre os contemplados para receber um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O valor é considerado essencial para a implementação das medidas de limpeza de rios e córregos e a prevenção a alagamentos.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo produz mais de 200 toneladas de lixo por dia, aponta levantamento

Publicidade

A verba viabilizará a desobstrução de 11,5 quilômetros nos cursos d’água que cortam a cidade. E essa ação não vai se restringir ao perímetro urbano. Também abrangerá áreas além, garantindo uma supercapacidade de vazão e reduzindo significativamente o risco de novas enchentes.

A limpeza, que se iniciará ainda nesta semana, será realizada de forma preventiva para evitar inundações durante o período chuvoso do inverno. A ação atenderá todos os córregos do município, com prioridade para as áreas mais vulneráveis, que sofreram com alagamentos e a inundação de dezenas de residências nas fortes chuvas de abril e maio do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Temporal deixa 13 casas destelhadas em Rio Pardo

Publicidade

“Com isso, a administração municipal reforça seu compromisso com a segurança da população, garantindo mais tranquilidade para os moradores das áreas afetadas e melhorando a qualidade de vida dos pantanenses”, destaca Paganotto.

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.