Por causa da pandemia, neste ano as celebrações religiosas de Natal serão diferentes. O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (ICELB) – Centro, Márcio Trentini, revela que a preparação para o Natal nas paróquias de Santa Cruz do Sul tem se resumido às celebrações dominicais, transmitidas pela internet e de forma presencial com restrição ao público, conforme os protocolos sanitários.
“Ainda não sabemos se poderemos continuar com a celebração presencial ou se, com o avanço da pandemia, ficaremos só no online. Mas a preparação para este período é muito importante”, explicou Trentini.
Na Igreja Evangélica Centro, os cultos serão realizados sempre aos domingos, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook. “Talvez toda esta situação sirva para redescobrirmos o verdadeiro sentido do Natal, que deve ser celebrado em família”, avaliou o pastor.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: decoração com materiais recicláveis ilumina Igreja Evangélica no Centro
O pároco da Catedral São João Batista, padre Roni Fengler, recomenda que a preparação para o Natal ocorra em família. Os tradicionais terços, rezados nas comunidades, neste ano devem ocorrer em cada núcleo familiar. Os livros para as novenas podem ser retirados nas casas paroquiais de cada uma das comunidades.
Padre Roni explica que a Coroa de Advento é a materialização da esperança na vinda do salvador. O ornamento em forma de círculo tem quatro velas, que são acesas uma a cada semana antes do Natal.
Publicidade
No arranjo, tudo tem um significado. “Ela é feita em círculo porque o amor de Deus é infinito. As velas representam a luz de Deus. Já o verde é a esperança na vinda do salvador e a fita vermelha, o amor do Pai para conosco.”
Na Catedral, as missas ocorrem diariamente, em horários diferentes. Às segundas, terças, quintas e sextas, às 18h15. Nas quartas-feiras, às 12h30. Aos sábados, às 17 horas. Aos domingos, às 9 horas – com transmissão pelo Facebook da Catedral – e às 18 horas.
“A igreja abre uma hora antes da celebração e, na última semana antes do Natal, estaremos realizando confissões uma hora antes. Os confessionários foram adaptados aos protocolos”, destacou. Os horários podem ser alterados caso sejam alteradas as medidas sanitárias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Preparação para o Natal: domingo foi de montagem dos pinheiros
This website uses cookies.