A visitação dos grupos musicais que recriam a história dos três reis magos do oriente será pela internet este ano. Com a pandemia do novo coronavírus e os protocolos sanitários de distanciamento social, entidades tradicionalistas e grupos de amigos alteraram a forma de apresentação na região. Em Mato Leitão e Passo do Sobrado, as atrações serão pela internet, por meio das redes sociais. Já em Santa Cruz, os grupos oficiais, ligados a entidades tradicionalistas, desistiram das apresentações, por recomendação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Em Passo do Sobrado, o aposentado Rony Nelson Weber mantém os ensaios do grupo a todo vapor. Neste ano, eles irão gravar a música de apresentação, que será exibida por meio de uma rede social. “O vídeo vai ao ar no dia 6, próxima quarta-feira, que é quando a gente celebra o dia de reis”, destacou o aposentado.
LEIA TAMBÉM: Paisagem bíblica: uma incrível viagem pela Galileia
Publicidade
Weber explica que a iniciativa de realizar a ação de forma virtual foi a alternativa para manter ativa a tradição dos reis. Tanto que o grupo liderado por ele tirou o último fim de semana para ensaiar. “Nossa gravação ocorrerá na terça-feira, pois na quarta todos os vídeos serão postados.”
O terno de reis de Weber tem 17 anos e é uma tradição passo-sobradense. De acordo com ele, as pessoas da comunidade esperam a visita dos músicos, considerada por muitos uma bênção de início de ano. “Como não pode ser diferente, neste ano faremos assim”, resumiu.
O tradicional Encontro de Terno de Reis, que fecha a programação de Natal de Mato Leitão, neste ano terá a participação de seis grupos. As apresentações ocorrerão nesta segunda e quarta-feira, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura.
Publicidade
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto confirmou os grupos Vozes do Amanhã, Seguindo a Estrela, Irmãos Mai, Alegria de Viver, Amigos da Conceição e Terno dos Kroth. As apresentações encerram a programação do Natal das Orquídeas, que conta nesta edição com recursos da Lei Aldir Blanc. Segundo a Prefeitura, a produção dos vídeos ocorrerá em local fechado e será permitida somente a presença dos artistas e equipe técnica, observadas as normas de higiene e distanciamento social impostas pela pandemia.
LEIA MAIS: Retrospectiva: como foi a evolução da Covid-19 em Santa Cruz
Em Santa Cruz, as apresentações de Ternos de Reis estão ligadas às invernadas artísticas de CTGs. Conforme o tradicionalista Antônio Pereira dos Santos, o Antoninho, desde a década de 1950 há registros de apresentações nesta época, atribuídas à tradição dos reis. “Há meio que um consenso entre as entidades tradicionalistas para que ninguém saia em visitação com grupos de reis neste ano”, confirmou Antoninho.
Publicidade
A coordenadora do terno de reis do CTG Lanceiros de Santa Cruz Leila Figueiredo conta que o patrão da entidade, Luciano de Oliveira, determinou que não se realizassem apresentações neste ano, seguindo uma diretriz do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Desde o mês de março do ano passado, a entidade suspendeu eventos e promoções culturais com público.
O violonista Roni Ferreira Nunes revela que este seria o 15º ano que ele participaria do terno de reis, tocando violão e levando a mensagem positiva às casas dos moradores de Santa Cruz. “A decisão de não realizar as apresentações foi tomada no fim de novembro, quando os índices de contaminação com o novo coronavírus aumentaram muito novamente”, justifica. Para o tradicionalista, a atividade de fim de ano vai fazer falta. “A visita de reis é uma bênção para muitas pessoas”, complementou Nunes.
LEIA MAIS: Santa Cruz confirma mais três mortes por Covid-19 e 435 novos casos
Publicidade
This website uses cookies.