Categories: Regional

Palestras em ônibus conscientizam sobre violência contra a mulher

Com o objetivo de promover ações de sensibilização e prevenção contra a violência dirigida à mulher, uma iniciativa inédita ocorreu dentro de ônibus urbanos de Santa Cruz do Sul esta semana. Por meio do projeto “Ciranda Cirandinha, vamos todas Cirandar. Vamos dar um basta à violência e cultivar a paz”, integrantes do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher realizaram palestras e bate-papo com passageiros de ônibus sobre o tema.

O trabalho foi feito em conjunto com a Secretaria de Políticas Públicas e colaboradoras da empresa Stadtbus. Na manhã de quinta-feira, 20, as ações ocorreram em dois horários, às 8 horas e às 11 horas, e em itinerários diferentes. Durante o percurso, também houve a entrega de materiais informativos e preservativos.

A psicóloga do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Stela Maris do Nascimento, explicou que a iniciativa de levar o projeto para dentro do ônibus surgiu com o propósito de atingir o maior número possível de pessoas. “No escritório nós aguardamos virem nos procurar e no ônibus nós as abordamos. A quantidade de pessoas que circula nos coletivos é bem maior. Com isso, a intenção é orientar e também divulgar o nosso trabalho,” disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz é o único município da região com uma delegacia da mulher

Entre os diversos passageiros que estavam no coletivo da linha Pedreira, a prestadora de serviços gerais Cleusa Fonseca, de 67 anos, disse que foi pega de surpresa pela iniciativa. Segundo ela, algumas mulheres têm vergonha de falar sobre violência e sofrem em silêncio. Casada há 46 anos, ela afirma que muitas pessoas desconhecem todos os tipos de agressões existentes. “A gente pensa que violência é só física, mas tem a questão psicológica das palavras ofensivas que muitas escutam, das ameaças e aquelas piadas que ofendem. Tudo isso é violência. É importante que todas saibam e não deixem para lá, denunciem”, afirmou.

Cleusa: há outros tipos de agressão | Foto: Alencar da Rosa

O cronograma de palestras em defesa da mulher iniciou no último dia 13 com diversas ações. No total, seis linhas de diferentes itinerários foram contempladas. Na manhã dessa sexta-feira, 21, houve uma palestra para funcionários da empresa Mdelive, de Vera Cruz, e à tarde foi a vez dos colaboradores da Conesul/Stadtbus receberem as informações.

Publicidade

A coordenadora do escritório, Léia Zimann, informou que a ideia é dar continuidade ao projeto. “Não vamos parar. A intenção agora é contatar outras empresas para que possamos orientar funcionários destes locais e cada vez atingir mais pessoas.”

LEIA TAMBÉM: Empresa de ônibus terá campanha para evitar violência contra mulheres

Casa de Passagem

Publicidade

O Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher é um órgão municipal que promove e acompanha ações voltadas à proteção do público feminino. Ele é responsável por administrar a Casa de Passagem e por acolher e acompanhar as vítimas de violência à delegacia ou outros locais quando necessário. O serviço funciona junto ao Centro Integrado no Arroio Grande, na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas. O telefone é o 3715-9305.

LEIA MAIS: Ônibus também é lugar de receber informação

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.