Educação

Palestrante destaca a afetividade durante seminário no Colégio Mauá

O Colégio Mauá se prepara para a volta às aulas, que vai ocorrer na próxima quarta-feira. Como forma de iniciar o ano letivo, a instituição realizou nessa quinta-feira, 15, uma palestra dentro da programação do seu tradicional seminário de professores. A atividade destacou a educação pelo afeto. Ainda nesse período, os docentes passaram por intenso aprendizado e aperfeiçoamento.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Alessandro Marimpietri. Também escritor, professor e doutor em Ciências da Educação, ele é natural da Bahia e trabalha há mais de 20 anos fazendo atendimento clínico para crianças, adolescentes e famílias, além de realizar conferências sobre temas relativos à infância, adolescência, educação e saúde em empresas, escolas e comunidades do Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Professores da região são capacitados sobre o autismo

Publicidade

Durante coletiva de imprensa, Marimpietri ressaltou os temas discutidos com os professores, como limitação do uso de celulares e tablets pelas crianças, os desafios e possibilidades de educar os filhos nos tempos atuais e a educação com afeto. “As características do século 21 obrigam os professores a repensarem os modelos de educação frente à realidade. Além disso, percebemos o quanto a afetividade é importante na escola para contribuir com a educação.” Ele é autor dos livros Quando somos um só e O que é o tempo?, ambos publicados pela Solisluna Editora.

O psicólogo enalteceu a importância dos processos que envolvem a construção da educação dos filhos. Segundo ele, os novos paradigmas da sociedade fazem pais e professores se sentirem perdidos com o atual modelo de ensino, que não cabe mais no tempo atual. “Essa angústia faz com que os responsáveis tenham dificuldades em construir com os seus filhos uma relação de firmeza e gentileza, aliada a uma relação afetiva e amistosa.”

LEIA TAMBÉM: Jornada Pedagógica vai marcar o início do ano letivo para profissionais da educação

Publicidade

Marimpietri concluiu dizendo que o docente é aquela pessoa que vai ajudar o estudante a construir pensamentos, atitudes e saberes que vão reinventar a vida dele. “Precisamos enaltecer e valorizar o papel dos professores. Sem eles, teremos mais dificuldades de reinventarmos a realidade.”

Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, a palestra do psicólogo motivou ainda mais os professores da instituição para o novo ano escolar. “Começamos muito bem esse retorno. Além disso, a escola precisa ter um lugar de destaque na sociedade, pois o trabalho desses profissionais é importante para a construção de uma comunidade melhor.”

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.