O Colégio Mauá se prepara para a volta às aulas, que vai ocorrer na próxima quarta-feira. Como forma de iniciar o ano letivo, a instituição realizou nessa quinta-feira, 15, uma palestra dentro da programação do seu tradicional seminário de professores. A atividade destacou a educação pelo afeto. Ainda nesse período, os docentes passaram por intenso aprendizado e aperfeiçoamento.
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Alessandro Marimpietri. Também escritor, professor e doutor em Ciências da Educação, ele é natural da Bahia e trabalha há mais de 20 anos fazendo atendimento clínico para crianças, adolescentes e famílias, além de realizar conferências sobre temas relativos à infância, adolescência, educação e saúde em empresas, escolas e comunidades do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Professores da região são capacitados sobre o autismo
Publicidade
Durante coletiva de imprensa, Marimpietri ressaltou os temas discutidos com os professores, como limitação do uso de celulares e tablets pelas crianças, os desafios e possibilidades de educar os filhos nos tempos atuais e a educação com afeto. “As características do século 21 obrigam os professores a repensarem os modelos de educação frente à realidade. Além disso, percebemos o quanto a afetividade é importante na escola para contribuir com a educação.” Ele é autor dos livros Quando somos um só e O que é o tempo?, ambos publicados pela Solisluna Editora.
O psicólogo enalteceu a importância dos processos que envolvem a construção da educação dos filhos. Segundo ele, os novos paradigmas da sociedade fazem pais e professores se sentirem perdidos com o atual modelo de ensino, que não cabe mais no tempo atual. “Essa angústia faz com que os responsáveis tenham dificuldades em construir com os seus filhos uma relação de firmeza e gentileza, aliada a uma relação afetiva e amistosa.”
LEIA TAMBÉM: Jornada Pedagógica vai marcar o início do ano letivo para profissionais da educação
Publicidade
Marimpietri concluiu dizendo que o docente é aquela pessoa que vai ajudar o estudante a construir pensamentos, atitudes e saberes que vão reinventar a vida dele. “Precisamos enaltecer e valorizar o papel dos professores. Sem eles, teremos mais dificuldades de reinventarmos a realidade.”
Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, a palestra do psicólogo motivou ainda mais os professores da instituição para o novo ano escolar. “Começamos muito bem esse retorno. Além disso, a escola precisa ter um lugar de destaque na sociedade, pois o trabalho desses profissionais é importante para a construção de uma comunidade melhor.”
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙