Categories: Regional

Palestra traz dicas para manter a empresa da família

A sucessão e a gestão em empresas familiares foram temas de uma palestra na noite da última quinta-feira no Charrua Hotel. Os sócios da Kienbaum Brasil, José Antônio de Freitas e Rafael Homem de Carvalho, forneceram dicas aos 120 participantes de como conduzir um empreendimento sem que os conflitos e interesses influenciem nos resultados.

Carvalho iniciou a sua fala ao apresentar um número impactante. Das empresas familiares, apenas 15% chegam à terceira geração. E à quarta geração, apenas 3%. Segundo ele, é necessário desenvolver a inteligência da família empresária. “Mesmo que ocorra o processo de profissionalização, com pessoas de fora, a última palavra será da família. É importante avaliar as relações para fortalecer o negócio e não colocar a empresa em risco”, disse. “Temos a tendência de cobrar dos outros as nossas expectativas. Mas só podemos cobrar o que foi combinado. Cada um tem os próprios interesses. É preciso ter uma noção do pensar, querer e sentir. Há uma linha entre competição e cooperação que não pode ser confundida”, complementou.

O psicólogo apontou elementos fundamentais para que as dificuldades sejam superadas com maior facilidade, como o aprimoramento da capacidade na empresa ao ser formatado um quadro de líderes e talentos, a sucessão projetada com antecipação e um propósito bem definido. “Os conflitos aumentam com a perda da liderança, como o patriarca ou a matriarca. No período de transição, é importante ter clareza sobre os valores e o legado que foi deixado, para que as competências possam ser desenvolvidas e a empresa mantenha ou evolua em seus objetivos”, explicou.

Publicidade

José Antônio de Freitas informou, por meio de números da PwC Auditoria, que 92% dos líderes querem deixar uma marca e que 58% planejam trabalhar na empresa da família. E dos que assumem algum cargo na empresa familiar, 73% tiveram experiências fora. Como exemplo, ele citou uma organização comandada por cinco irmãos que enfrentava o dilema de quem poderia liderar a sucessão. O primeiro passo foi responder a questões levantadas por Freitas, como “quem teria o perfil para assumir” e “quem teria interesse em exercer o cargo”.

O engenheiro ressaltou cinco princípios da gestão. “É necessário definir objetivos e metas e também avaliar resultados e ter as pessoas certas no lugar certo. A empresa precisa desenvolver líderes e reconhecer as melhores práticas”, disse. Identificar as pessoas certas para que ocupem os lugares corretos é um item fundamental, segundo ele. “Elas vão colocar em prática a regra dos três ‘C’: competência, comprometimento e coragem. São fundamentos essenciais para a gestão empresarial”, completou.

Ações reforçam relação entre os dois países

Publicidade

O gerente-executivo da Câmara Brasil-Alemanha, Valmor Kerber, destacou as iniciativas que aproximam as relações comerciais entre os dois países. Uma delas foi a concessão do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, arrematada pela Fraport por R$ 290,5 milhões. A empresa vai investir R$ 1,9 bilhão no local. A multinacional alemã SAP, que desenvolve softwares de gestão para empresas de médio e grande porte, investiu R$ 60 milhões no seu laboratório instalado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo. Já a Randon, de Caxias do Sul, fechou parceria com a alemã Wacker Neuson para fabricar retroescavadeiras. A Randon vai produzir os equipamentos nas suas instalações e eles serão vendidos por meio da ampla rede de revendedores da Wacker Neuson na América Latina.

Em novembro, entre os dias 12 e 14, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) sediará o 35º Encontro Econômico Brasil Alemanha 2017 (EEBA). Ainda no primeiro semestre deste ano, será inaugurado o Centro de Estudos Alemães e Europeus, projeto institucional executado em conjunto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha deve investir 250 mil euros por ano pelo período inicial de cinco anos, e pode haver prorrogação por mais cinco. “Será importante para o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. O foco é na discussão da globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. Os alemães olham para o Brasil e estão interessados na gente. Precisamos valorizar o que temos”, disse Kerber.

Quem são

Publicidade

José Antônio de Freitas é sócio da Kienbaum Brasil, com experiência de 25 anos como executivo do Grupo Gerdau e atuação em planejamento integrado, logística interna e gestão de estratégia. É formado em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense e tem mestrado em Engenharia de Sistemas e MBA pela UFRJ.

Rafael Homem de Carvalho trabalha na Kienbaum no Desenvolvimento da Inteligência de Famílias Empresárias para processos de governança e sucessão. É formado em Psicologia pela Ulbra e especialista em consultoria e assessoria para empresas familiares na Fundación Nexia (Barcelona). Também  atua como professor.

Kienbaum Brasil

Publicidade

Em 2005, a empresa Keseberg & Partners e a multinacional alemã Kienbaum Consultants International se uniram. Presta os serviços de Executive Search (recrutamento de executivos e gestores de alto escalão), Gestão de RH (avaliações, coaching e plano de sucessão) e Gestão de Negócios e Pessoas e Governança. Além disso, disponibiliza ao mercado sua Academia de Líderes, auxiliando instituições a identificar e desenvolver seus potenciais líderes. No Brasil, possui escritórios regionais em Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Jaraguá do Sul (SC), Porto Alegre e São Paulo (sede da empresa). No exterior, está presente em 17 países.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.