Empreendedores locais e pessoas ligadas ao turismo participaram, na noite dessa segunda-feira, 4, de uma atividade de sensibilização para desenvolver o turismo rural em Sinimbu. A palestra, conduzida por Scheila Rigotti, foi promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Conforme o secretário de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Lucas Hinterholz, a sensibilização foi uma oportunidade de conhecer e identificar os tipos de serviços, produtos e empreendimentos turísticos de Sinimbu. “A partir de agora, um grande grupo será organizado para iniciar a formação, algo inédito em Sinimbu, que só é possível pela parceria com o Senar, STR e Emater”, destaca Hinterholz.
LEIA MAIS: Aventureiros de Santa Cruz criam grupo especializado em caminhadas
Publicidade
A atividade de sensibilização resultou em 14 participantes inscritos no curso que será realizado sobre o assunto. Os objetivos da formação são identificar e implantar negócios de turismo rural, contando com etapas de treinamento em turismo rural; criação de perfis e redes sociais para a divulgação do trabalho; potencialidades do Município; tripé: poder público, empresários e comunidade; benefícios e desvantagens do turismo rural; demandas espontâneas e programadas; e culinária, recepção e atendimento ao turista, jardinagem, hotelaria e marketing. O curso deve iniciar em maio.
Um dos participantes da reunião foi o grupo de turismo sustentável de Santa Cruz do Sul Coletivo Pé no Chão, formado por Michel Anton, de 35 anos, há cinco anos guia de trilhas da empresa Santaventura; Rose Fischborn, de 34 anos, acadêmica de educação física, trilheira e ciclista contemplativa; e Demétrio de Azeredo Soster, de 54 anos, cicloturista, escritor especializado em esportes de aventura e professor universitário.
Para um dos coordenadores do grupo, Demétrio Soster, o evento foi muito importante porque vai ao encontro dos objetivos do Pé no Chão, sobretudo, porque foca no desenvolvimento regional por meio do turismo rural. “No próximo sábado, realizaremos uma caminhada no Cerro do Baú, e acabamos de estabelecer uma parceria com o Recanto Enxaimel; Sinimbu, é, hoje, muito importante para o turismo rural e o encontro dessa segunda-feira serviu para estreitarmos ainda mais nossos laços”, salientou.
Publicidade
O que o Coletivo Pé no Chão se propõe a fazer é incentivar as pessoas que são adeptas de caminhadas, de todas as modalidades, a percorrerem as trilhas e estradas da região de forma sistemática. Com isso, para além das questões relacionadas ao desenvolvimento turístico da região, são trabalhados aspectos como saúde física e mental, convivência em grupo, sustentabilidade, desenvolvimento pessoal e contato com a natureza.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.