Categories: Regional

Palestra mostra a prevenção de acidentes como investimento para empresa

Demonstrar a importância da prevenção de acidentes nas empresas por meio da conscientização é a principal finalidade da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).  O tema esteve em debate na reunião de julho da Comissão de Recursos Humanos da Associação Comercial e Industrial, (ACI) de Santa Cruz do Sul, na tarde de quinta-feira, 19. Profissionais de recursos humanos e empresários participaram do encontro, realizado no auditório da entidade. A administradora e consultora de empresas, Nicéia Wünsch, foi a palestrante e compartilhou com o grupo a experiência adquirida em mais de 10 anos de atuação na área.

“Ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) forte e investir na promoção de uma Sipat na empresa são cuidados essenciais para trabalhar e consolidar a cultura da prevenção junto aos colaboradores da organização”, argumenta Nicéia Wünsch. Em sua palestra, ela trouxe exemplos práticos do quanto investir na prevenção é mais viável e efetivo para empresa em comparação com custos gerados pelo acidente de trabalho. Mostrou ainda como é possível organizar uma Sipat, por meio de recursos economizados mês a mês, e da possibilidade de utilizar a parceria de entidades ligadas ao meio empresarial que estão preparadas para dar suporte a este trabalho nas organizações.

LEIA MAIS: ACI completa 100 anos de representação em Santa Cruz

Publicidade

Além de informações, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, por meio de dinâmicas, o quanto um acidente de trabalho pode afetar a vida de uma pessoa.  “Muitas vezes o aprendizado vem através da dor. Experimentar a realidade de viver sem um membro do corpo ou com limitações físicas, mesmo que seja por meio de um exercício, tem o poder de despertar as pessoas para a importância de cuidarem de sua segurança no trabalho”, explica a consultora.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.