Demonstrar a importância da prevenção de acidentes nas empresas por meio da conscientização é a principal finalidade da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O tema esteve em debate na reunião de julho da Comissão de Recursos Humanos da Associação Comercial e Industrial, (ACI) de Santa Cruz do Sul, na tarde de quinta-feira, 19. Profissionais de recursos humanos e empresários participaram do encontro, realizado no auditório da entidade. A administradora e consultora de empresas, Nicéia Wünsch, foi a palestrante e compartilhou com o grupo a experiência adquirida em mais de 10 anos de atuação na área.
“Ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) forte e investir na promoção de uma Sipat na empresa são cuidados essenciais para trabalhar e consolidar a cultura da prevenção junto aos colaboradores da organização”, argumenta Nicéia Wünsch. Em sua palestra, ela trouxe exemplos práticos do quanto investir na prevenção é mais viável e efetivo para empresa em comparação com custos gerados pelo acidente de trabalho. Mostrou ainda como é possível organizar uma Sipat, por meio de recursos economizados mês a mês, e da possibilidade de utilizar a parceria de entidades ligadas ao meio empresarial que estão preparadas para dar suporte a este trabalho nas organizações.
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Além de informações, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, por meio de dinâmicas, o quanto um acidente de trabalho pode afetar a vida de uma pessoa. “Muitas vezes o aprendizado vem através da dor. Experimentar a realidade de viver sem um membro do corpo ou com limitações físicas, mesmo que seja por meio de um exercício, tem o poder de despertar as pessoas para a importância de cuidarem de sua segurança no trabalho”, explica a consultora.