O cenário do agro e a projeção para o futuro do setor foram tema de uma palestra voltada aos associados da Sicredi Vale do Rio Pardo. O evento no auditório da sede administrativa da cooperativa, na noite de quarta-feira, marcou o lançamento do Plano Safra 2023/2024 e teve como ponto alto a explanação do analista econômico do Sicredi, Filipe Kalikosk Coelho. Ele avaliou as crises causadas pela estiagem e o descompasso entre o custo de produção da safra anterior e os preços de mercado das principais commodities, como milho e soja, mas também o arroz e a pecuária bovina.
LEIA TAMBÉM: Associação dos produtores defende valorização do tabaco
O engenheiro agrônomo trouxe um cenário atualizado, economicamente fundamentado, do momento e das projeções e tendências no setor agropecuário. Com uma atuação direcionada ao agro, trouxe exemplos de experiências como trading de commodities agrícolas e fertilizantes, além de realizar uma análise do mercado econômico.
Publicidade
Filipe Coelho deu orientações aos associados sobre como manter a produtividade e eficiência, sem deixar de ressaltar a relevância da atividade. “O Brasil não se tornou essa potência na agricultura por acaso. Temos forças estruturais que nos dão uma vantagem enorme contra outros países”, salientou.
“Digo que quando no agro o mundo piora, o Brasil piora menos. Quando melhora, o Brasil melhora mais. Temos vantagens muito grandes e não podemos perder o otimismo, até porque a próxima safra tende a ser muito boa”, frisou.
O evento de lançamento do Sicredi para o Plano Safra 2023/2024 também contou com explanação do assessor Agro da cooperativa no Vale do Rio Pardo, Gustavo Schuck, e da analista de Crédito Rural, Sabrina Theisen. Eles falaram sobre como o Sicredi organizou os R$ 60 bilhões que serão financiados aos produtores no plano atual, como os associados podem solicitar os créditos e as diferentes taxas de juros.
O presidente da entidade, Heitor Álvaro Petry, celebrou a grande adesão ao evento de lançamento. “Tenho certeza de que todos saíram da palestra com mais conhecimento do cenário do agro e cientes de que estamos, como instituição financeira, prontos para ajudar nesse processo.”
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.