Em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e em mais uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher e a Coordenação da Atenção Básica, com apoio da Unisc, servidores públicos, usuários das unidades de saúde do município e profissionais da área estiveram, nessa terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores, acompanhando a palestra Saúde da Mulher na Contemporaneidade, ministrada pela professora do curso de Enfermagem da Unisc Vera Costa Somavilla e pela coordenadora do curso, professora Luciana Alves.
Fugindo da abordagem tradicional para esta época do ano, cujo foco costumam ser as questões relacionadas à prevenção ao câncer de mama, ambas trouxeram uma visão mais ampla da saúde da mulher, tecendo um paralelo com as conquistas auferidas por elas ao longo dos anos e as grandes mudanças de comportamento impulsionadas a partir do ingresso desse público no mercado de trabalho. “Alcançamos muito, mas precisamos seguir evoluindo na construção de uma sociedade mais igualitária. Ainda hoje a reprodução de crenças passadas de mãe para filha, através de gerações, impacta na condição e nos níveis de saúde da mulher”, disse Vera.
LEIA TAMBÉM: Campanha Outubro Rosa terá programação especial em Santa Cruz
Publicidade
Para Luciana, as mulheres ainda são muito vistas pelo aspecto da reprodução. “Quando se fala em saúde da mulher, logo se pensa em seio e genitália e, no entanto, elas estão morrendo de outras doenças e não apenas de câncer de mama e de colo de útero. Hoje elas têm cardiopatias, depressão, diabetes, pneumonia”, relatou. Dentro desse cenário, a professora apontou aspectos relevantes que impactam na saúde, como a precarização do trabalho e gênero e o papel predefinido da mulher, ainda fortemente resultante de uma sociedade machista.
Na plateia, as agentes de saúde Roseli Meas Holbach, de 47 anos, e Leni Grasel, de 52, ambas da ESF Alto Paredão, elogiaram a abordagem feita durante a palestra. “É bom, foi algo diferente, não fica sempre a mesma coisa”, disse Roseli. “A gente já fala bastante sobre prevenção ao câncer de mama, então esta proposta de trabalhar a saúde como um todo é bem interessante”, resumiu Leni.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança a campanha do Outubro Rosa
Publicidade
Apesar de o evento ser direcionado especialmente para as mulheres, o aposentado Carlos Alberto dos Santos, de 69 anos, participante de projetos sociais mantidos pela Prefeitura e voltados à terceira idade, estava na plateia e explicou porque decidiu comparecer para assistir a explanação. “Tudo o que o homem aprender sobre a mulher é válido porque ele muitas vezes não sabe como se posicionar”.
LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa vai reforçar ações de conscientização em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade