O ataque do grupo armado Hamas ao território de Israel, no início de outubro do ano passado, e o imediato revide dos israelenses, que bombardearam e ocuparam a Faixa de Gaza, área de moradia de palestinos, colocou de novo a complexidade do relacionamento entre israelenses e palestinos na ordem do dia no mundo todo. Na mídia e em ambientes de redes sociais, um interminável embate surgiu igualmente entre defensores de um lado ou de outro (ou, em outra medida, entre detratores de ambos os envolvidos).
Mas sobressai a evidência de que poucos, efetivamente, têm clareza de quem são ou de que regiões ocupam os palestinos, no contexto maior do Oriente Médio e do mundo árabe. Nesse sentido, um livro lançado na reta final de 2023 surge como providencial a fim de clarear interpretações. Palestina: quatro mil anos de história, do escritor, historiador e professor Nur Masalha, 67 anos, lançado pela editora Memo, compartilha em 566 páginas vastas informações sobre as origens, a cultura e os elementos da socioeconomia desse povo.
Como o próprio título já sinaliza, a presença dos palestinos no Crescente Fértil recua a quatro milênios, e aponta as principais cidades com as quais eles sempre estiveram ligados e identificados. Para compreender melhor e com mais exatidão as especificidades regionais, obras como a de Masalha são imprescindíveis para, definitivamente, desfazer incoerências muitas vezes aceitas com naturalidade e até revestidas de plena verdade.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.