Será aberta nesta sexta-feira, 9, às 9h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Harmonia, no Bairro Santa Vitória, a etapa classificatória para a grande final da décima edição do Palco do Saber. A iniciativa é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações e busca promover o aprendizado e a competição saudável entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de 38 escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Neste ano, novidades prometem transformar a dinâmica do evento.
O Palco do Saber tem se consolidado como um marco no calendário educacional. Proporciona aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Nesta fase, que se estende até outubro, cada escola vai classificar uma dupla de estudantes para a grande final, marcada para novembro.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz teve 57 crianças registradas sem o nome do pai em 2023
Publicidade
Conforme o gerente de eventos da Gazeta, Edson Marques, para este ano foram implementadas mudanças na logística e no formato da competição. “É um esforço para modernizar o evento e torná-lo mais alinhado com a realidade digital dos adolescentes. Em vez das tradicionais cabines e plaquinhas, os alunos responderão às perguntas por meio de tablets”, disse em entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9.
Marques explicou que as questões a serem respondidas serão exibidas em um telão e no tablet das duplas participantes. “No aparelho os estudantes vão selecionar suas respostas, e todo o processo vai estar conectado a um sistema desenvolvido por uma empresa de tecnologia.” A funcionalidade deve facilitar a dinâmica do Palco do Saber e proporcionar uma experiência mais interativa e envolvente para os jovens.
Papel dos professores
A importância do apoio dos professores é fundamental. As perguntas do quiz são elaboradas com base no conteúdo escolar do 9ª ano, e os profissionais desempenham um papel crucial, desde o cadastramento das questões até a validação das alternativas. “Sem o suporte dos educadores, o Palco do Saber não seria possível. Eles são essenciais para garantir que o conteúdo seja relevante e esteja alinhado com o que é ensinado nas salas de aula”, destacou Marques.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Crianças de Linha Santa Cruz têm dia de aprendizado sobre Eisstocksport
A décima edição do Palco do Saber é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações, com iniciativa da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz. A olimpíada do conhecimento tem patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), governo do Estado e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
*Colaborou Lucas Malheiros
Publicidade