A 7ª edição do projeto Palco do Saber está na fase pré-classificatória. Após o encerramento das inscrições das escolas públicas, em 9 de julho, a competição educacional, que envolve estudantes do 9º ano de Santa Cruz do Sul, está no período de composição do cronograma. As etapas pré-classificatórias têm início no próximo dia 20 e se estendem até 28 de outubro, nas escolas. Nesse período, as duplas disputam uma vaga para representar o educandário na final da competição, que acontecerá em novembro, no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Pelo regulamento, cada escola tinha a opção de inscrever de duas a oito duplas para participar.
A competição contará com questões divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, incluindo as questões com temas transversais como bullying; discriminação racial e sexual; drogadição e inclusão social. Conforme o diretor de Eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, o cronograma de datas está em fase de desenvolvimento e segue de acordo com as datas escolhidas pela maioria das instituições.
LEIA MAIS: Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo
Publicidade
“Estamos agora na fase das pré-classificatórias, ou seja, no momento estou desenvolvendo o cronograma de datas e a relação das escolas que irão participar do projeto. O cronograma é preliminar, ainda pode sofrer alterações. Mas no geral, segue de acordo com as datas sugeridas pelas escolas no sistema de cadastro durante a fase de inscrições. Aquelas que se inscreveram primeiro puderam escolher as datas livres, enquanto as demais não tiveram a mesma opção, e eu as contatei para marcar”, explica.
Para evitar aglomerações, as etapas classificatórias ocorrerão nos ginásios das escolas ou em espaço mais amplo. Durante a competição, dois integrantes do comitê pedagógico estarão presentes, além de toda a estrutura e logística montadas pela equipe de produção do Palco do Saber. Excepcionalmente neste ano, devido aos cuidados necessários em relação à pandemia, além das turmas do 9º ano, as do 8º ano podem assistir, uma vez que, na próxima edição, serão elas que estarão participando. O distanciamento entre os assentos na plateia também será respeitado, assim como uso de máscara de proteção facial e álcool em gel. A premiação para as duplas, nas eliminatórias, será em medalhas. Já na final, prevista para 9 de novembro na Unisc, receberão prêmios as três primeiras duplas que obtiverem mais pontos, professor e escola da dupla campeã.
O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta e tem promoção da Rádio Gazeta. O suporte pedagógico é da Secretaria Municipal de Educação, 6ª CRE e Unisc. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e o patrocínio, do Município de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS: 7ª Edição do Palco do Saber está com inscrições abertas
Adesão
Por conta do cenário pandêmico, a edição de 2020 do Palco do Saber foi cancelada e a deste ano contará com a participação de 30 escolas — 11 a menos que em 2019, quando ocorreu a última edição. Edson Marques esclarece que apesar da redução, o número de instituições inscritas superou as expectativas, já que algumas escolas ainda nem retornaram com todas as suas atividades no formato presencial.
Publicidade
“Em 2019 foram 41 escolas, o que chegou a 100% de participação. Este ano, por conta da situação da pandemia, tínhamos a expectativa de alcançarmos apenas metade disso e chegamos a 30 escolas. E isso é muito bom”, comemora. Lançado em 2014, o Palco do Saber já soma mais de 42 mil alunos envolvidos de forma direta e indireta.
LEIA TAMBÉM: Ernesto Alves vence o Palco do Saber na etapa ensino médio
Publicidade