Categories: Regional

Palácio das Soberanas resgata história das beldades da Fenachim

Vestidos, coroas e muita história para contar. A trajetória das rainhas e princesas que representaram Venâncio Aires nas 15 edições da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) está contada na Festa deste ano, no espaço chamado de Palácio das Soberanas. O local, viabilizado pela Prefeitura de Venâncio Aires, expõe os trajes oficiais utilizados pelas cortes, bem como fotografias e informações sobre a festa com sabor do Rio Grande.

LEIA MAIS: Você sabe qual é o prato típico da Fenachim?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Publicidade

Quem foras as soberanas

Em 1986, foi realizada a primeira escolha das soberanas da Festa Nacional do Chimarrão. Naquele ano, cinco meninas foram eleitas para representar a Festa: rainha Simone B. Schwingel e princesas Nilva Kist, Lialice Schmidt, Viviane Lopes e Rosana Foltz. Desde então, o evento movimenta a sociedade venâncio-airense. Em 1988, o trio eleito para representar a 2ª Fenachim foi integrado pela rainha Alexandra Weissmann e princesas Margo Schmidt e Loiva Wünsch.

Na 3ª edição da Festa, em 1991, representaram o município a rainha Karine Sehn e as princesas Angela Fischer e Flávia Souto. Três anos depois, em 1994, o trio da 4ª Fenachim foi composto pela rainha Janaína Lenz e princesas Fabiana Kist e Isabel Schmidt. Em 1996, ano da 5ª Fenachim, a rainha Viviane Mengue e as princesas Márcia Streich e Rosangela Machado representaram a festa. Já em 1998, na 6ª Festa Nacional do Chimarrão, a corte foi composta pela rainha Débora Bardem dos Santos e princesas Michele Assmann e Rosana Reckziegel.

LEIA MAIS: 50 mil pessoas visitaram a Fenachim nos primeiros cinco dias

Publicidade

Em 2000, a festa chegou a sua 7ª edição. Naquele ano, a rainha foi Roberta Gerhardt e as princesas, Roberta Gomes e Gisele Vasconcelos. Na 8ª Fenachim, em 2003, Francine Rabuske foi a rainha e Roberta Bastos e Patrícia Graef as princesas. Em 2006, a rainha Daniela Azeredo e as princesas Amanda Kothe e Fernanda Goebel estiveram à frente da divulgação da 9ª Fenachim. No ano em que chegou à sua 10ª edição, em 2008, a Fenachim teve como soberanas a rainha Gabriely Henn e princesas Bruna Mendes da Silva e Lunara Campos.

No ano de 2010, a 11ª Fenachim elegeu como soberanas a rainha Angela Roberta Bencke e princesas Fernanda Landim e Tamara Wermuth. Na 12ª edição da Festa, em 2012, a rainha foi Letícia Wacholz e as princesas Litchele Jaeger e Juliana Bohm. Em 2014, representaram a 13ª Fenachim, a rainha Luana Schonarth e princesas Thaísi Pereira e Deise Mahl. Dois anos depois, em 2016, foi a vez da rainha Daiara Stein e princesas Nayara Simões e Gabriela Hantt da Costa estarem à frente da 14ª Fenachim.

As atuais soberanas da Festa Nacional do Chimarrão, que neste ano chegou a sua 15ª edição, foram eleitas em novembro de 2018. Na oportunidade, receberam faixa e coroa a rainha Lavínia Wachholz Naue (que representou Postos Gasóleo, Corpore Pilates & Terapias e Corpore e Espaço Fitness) e princesas Thaíse Fagundes (que representou no concurso as empresas Wollmann Materiais de Construção e Gata Urbana) e Andressa Halmenschlager (representante da Venax Eletrodomésticos).

Publicidade

LEIA MAIS: Saiba quem são as soberanas da 15ª Fenachim

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.