Geral

Paixão pela uva que virou vinho

Foi de suas andanças pelo mondovino com um colega e amigo de empresa que o advogado Hélio Fensterseifer – muito conhecido na comunidade santa-cruzense, pois laborou durante anos no setor fumageiro – despertou a vontade de se aventurar no ramo vitivinícola. Aquela ideia inicialmente idealista tomou forma, foi ombrada pelos filhos Hilton e Ericson e fincou pé em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste, uma das melhores regiões vinícolas do Brasil, nascendo assim a Vinícola Família Fensterseifer.

Na propriedade, que possui quase 400 hectares, foi em 2013 que os entusiastas iniciaram o plantio de uvas Vitis vinifera, e logo em 2015 de oliveiras. Hoje, são cultivados 25 hectares de videiras (distribuídos em 11,5 ha de Chardonnay; 4 ha de Pinot Noir; 2,5 ha de Riesling; 4 ha de Moscato Caneli e de 0,2 a 0,5 ha de outras variedades, como Montepulciano, Gewursztraminer, Tannat, Malbec, Primitivo, Arneis, Marselan, Vermentino e outras) que dão origem a uma extensa linha de vinhos, entre espumantes, brancos, rosés e tintos, somando quase 15 rótulos à venda, além de vender uvas para as vinícolas Chandon do Brasil e para a Vinícola Geisse.

LEIA TAMBÉM: Enologia: a avaliação da “safra das safras” do vinho brasileiro

Publicidade

Hélio, Hilton e Ericson administram a propriedade sempre de olho em melhorias e inovações. “Estamos investindo agora num espaço amplo que irá acomodar nossa cave e o varejo, apostando no desenvolvimento do enoturismo aqui na região” afirma Hilton, um obstinado pela qualidade, enquanto caminha pelos vinhedos. E tal qualidade é atestada por Carlos Abarzua, diretor enológico da Vinícola Geisse, de Pinto Bandeira, hors-concours na produção de espumantes na América Latina: “compramos uvas Chardonnay há 3 anos da Fensterseifer exatamente pela qualidade e pela sanidade das uvas e pelo zelo do Hilton, que é engenheiro agrônomo, no cultivo, que utiliza técnicas de viticultura moderna e sustentável. Estas uvas usamos na elaboração dos espumantes Cave Amadeu em nossa empresa”, comenta.

“Foi de minhas viagens pelo mundo do vinho que surgiu a ideia de ter minha própria vinícola, atendendo um interesse pessoal, mas que também se tornasse num negócio sólido e bem gerido”, diz Hélio, natural de Lajeado e radicado em Santa Cruz desde 1974.

Os vinhedos estão localizados em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste (também Pinheiro Machado e Candiota a compõem), onde algum dos principais nomes da viticultura gaúcha possuem cultivares! Tal região é caracterizada pela conformação serrana ondulada e altitudes medianas e possui temperaturas médias mais baixas e menor pluviosidade do que a Serra Gaúcha, criando ótimas condições para uma vinicultura de exceção. O clima é subtropical e moderado, de verões quentes e secos, com temperaturas diurnas ligeiramente mais quentes e noites ligeiramente mais frias, e o inverno é frio e úmido. Por lá encontra-se vinícolas como Casa Valduga, Angheben, Lidio Carraro, Chandon e Cooperativa Aliança, entre outras.

Publicidade

E em 2015 a família iniciou o cultivo de oliveiras, que hoje preenchem 4 hectares e rendem azeites de oliva de ótimo frescor e qualidade.

Para conhecer

Fensterseifer Primitivo/Merlot 2020

Cor rubi violáceo brilhante com aromas de frutas vermelhas e negras (amoras, cassis, groselha, framboesa), alcaçuz, café, leve tostado e especiarias (cravo). Corpo médio, boca equilibrada, frutada, acidez pontual, taninos carnudos, amplo final. A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália e é datada do século XIV.

Publicidade

Fensterseifer Primitivo Rosé 2021

Possui coloração ocre alaranjado, muito límpido e brilhante. Aromas com muito frescor, mamão, lichia, pêssego, damasco, ameixa branca, nota floral e mineral. Boca com acidez vibrante, amplo final, muito persistente.

Fensterseifer Vermentino 2021

Publicidade

Coloração palha muito límpida e brilhante, aromas de frutas brancas, como pera, lichia, maçã, pêssego; floral (flor do campo), leve herbáceo, aspargos e toque mineral. Em boca, um vinho leve, repetindo a fruta, acidez média e final com boa persistência e saboroso retrogosto. Há grande possibilidade de esta uva ser italiana, da Liguria, mas alguns defendem que sua origem seria espanhola e que teria chegado à França e à Itália depois. Outros dizem que ela veio da Anatólia, na Turquia.

Fensterseifer Arneis 2021

Palha com nuances esverdeadas, brilhante e translúcido. Aromas que remetem a frutas cítricas (pera, damasco fresco, melão), casca de limão, toque floral, mineral e salínico. Boca com acidez bem presente, fresco, vibrante, autêntico, refrescante e com ampla persistência. A Arneis é uma variedade de uva branca proveniente de uma das mais respeitadas regiões vinícolas da Itália, o Piemonte. De acordo com o dialeto piemontês, o nome Arneis significa “pequeno malandro”, em referência ao seu difícil cultivo.

Publicidade

Como comprar

Você pode adquirir os vinhos da Família Fensterseifer encomendando diretamente de Ericson ou de seu filho Johann – terceira geração já presente nos negócios – pelo fone/whatsapp (51) 9 9403 2720, com entrega em Santa Cruz do Sul! E a dica é formar uma caixa mista com um exemplar de cada para se deliciar na degustação!

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.