Foi de suas andanças pelo mondovino com um colega e amigo de empresa que o advogado Hélio Fensterseifer – muito conhecido na comunidade santa-cruzense, pois laborou durante anos no setor fumageiro – despertou a vontade de se aventurar no ramo vitivinícola. Aquela ideia inicialmente idealista tomou forma, foi ombrada pelos filhos Hilton e Ericson e fincou pé em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste, uma das melhores regiões vinícolas do Brasil, nascendo assim a Vinícola Família Fensterseifer.
Na propriedade, que possui quase 400 hectares, foi em 2013 que os entusiastas iniciaram o plantio de uvas Vitis vinifera, e logo em 2015 de oliveiras. Hoje, são cultivados 25 hectares de videiras (distribuídos em 11,5 ha de Chardonnay; 4 ha de Pinot Noir; 2,5 ha de Riesling; 4 ha de Moscato Caneli e de 0,2 a 0,5 ha de outras variedades, como Montepulciano, Gewursztraminer, Tannat, Malbec, Primitivo, Arneis, Marselan, Vermentino e outras) que dão origem a uma extensa linha de vinhos, entre espumantes, brancos, rosés e tintos, somando quase 15 rótulos à venda, além de vender uvas para as vinícolas Chandon do Brasil e para a Vinícola Geisse.
LEIA TAMBÉM: Enologia: a avaliação da “safra das safras” do vinho brasileiro
Publicidade
Hélio, Hilton e Ericson administram a propriedade sempre de olho em melhorias e inovações. “Estamos investindo agora num espaço amplo que irá acomodar nossa cave e o varejo, apostando no desenvolvimento do enoturismo aqui na região” afirma Hilton, um obstinado pela qualidade, enquanto caminha pelos vinhedos. E tal qualidade é atestada por Carlos Abarzua, diretor enológico da Vinícola Geisse, de Pinto Bandeira, hors-concours na produção de espumantes na América Latina: “compramos uvas Chardonnay há 3 anos da Fensterseifer exatamente pela qualidade e pela sanidade das uvas e pelo zelo do Hilton, que é engenheiro agrônomo, no cultivo, que utiliza técnicas de viticultura moderna e sustentável. Estas uvas usamos na elaboração dos espumantes Cave Amadeu em nossa empresa”, comenta.
“Foi de minhas viagens pelo mundo do vinho que surgiu a ideia de ter minha própria vinícola, atendendo um interesse pessoal, mas que também se tornasse num negócio sólido e bem gerido”, diz Hélio, natural de Lajeado e radicado em Santa Cruz desde 1974.
Os vinhedos estão localizados em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste (também Pinheiro Machado e Candiota a compõem), onde algum dos principais nomes da viticultura gaúcha possuem cultivares! Tal região é caracterizada pela conformação serrana ondulada e altitudes medianas e possui temperaturas médias mais baixas e menor pluviosidade do que a Serra Gaúcha, criando ótimas condições para uma vinicultura de exceção. O clima é subtropical e moderado, de verões quentes e secos, com temperaturas diurnas ligeiramente mais quentes e noites ligeiramente mais frias, e o inverno é frio e úmido. Por lá encontra-se vinícolas como Casa Valduga, Angheben, Lidio Carraro, Chandon e Cooperativa Aliança, entre outras.
Publicidade
E em 2015 a família iniciou o cultivo de oliveiras, que hoje preenchem 4 hectares e rendem azeites de oliva de ótimo frescor e qualidade.
Fensterseifer Primitivo/Merlot 2020
Cor rubi violáceo brilhante com aromas de frutas vermelhas e negras (amoras, cassis, groselha, framboesa), alcaçuz, café, leve tostado e especiarias (cravo). Corpo médio, boca equilibrada, frutada, acidez pontual, taninos carnudos, amplo final. A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália e é datada do século XIV.
Publicidade
Fensterseifer Primitivo Rosé 2021
Possui coloração ocre alaranjado, muito límpido e brilhante. Aromas com muito frescor, mamão, lichia, pêssego, damasco, ameixa branca, nota floral e mineral. Boca com acidez vibrante, amplo final, muito persistente.
Fensterseifer Vermentino 2021
Publicidade
Coloração palha muito límpida e brilhante, aromas de frutas brancas, como pera, lichia, maçã, pêssego; floral (flor do campo), leve herbáceo, aspargos e toque mineral. Em boca, um vinho leve, repetindo a fruta, acidez média e final com boa persistência e saboroso retrogosto. Há grande possibilidade de esta uva ser italiana, da Liguria, mas alguns defendem que sua origem seria espanhola e que teria chegado à França e à Itália depois. Outros dizem que ela veio da Anatólia, na Turquia.
Fensterseifer Arneis 2021
Palha com nuances esverdeadas, brilhante e translúcido. Aromas que remetem a frutas cítricas (pera, damasco fresco, melão), casca de limão, toque floral, mineral e salínico. Boca com acidez bem presente, fresco, vibrante, autêntico, refrescante e com ampla persistência. A Arneis é uma variedade de uva branca proveniente de uma das mais respeitadas regiões vinícolas da Itália, o Piemonte. De acordo com o dialeto piemontês, o nome Arneis significa “pequeno malandro”, em referência ao seu difícil cultivo.
Publicidade
Você pode adquirir os vinhos da Família Fensterseifer encomendando diretamente de Ericson ou de seu filho Johann – terceira geração já presente nos negócios – pelo fone/whatsapp (51) 9 9403 2720, com entrega em Santa Cruz do Sul! E a dica é formar uma caixa mista com um exemplar de cada para se deliciar na degustação!
Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.