O Morro Botucaraí novamente será testemunha da encenação da Paixão e Morte de Cristo. O grupo de teatro Cara & Cora’Agem apresenta a peça a partir das 10 horas desta Sexta-feira Santa, 19, em estrutura preparada aos pés do chamado cerro santo. Durante a noite, novamente o espetáculo será apresentado na Rua Coberta, no Centro de Candelária, às 20 horas. Conforme a chefe do Núcleo de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Esporte, Alice Cardoso, a atração é gratuita e promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio das secretarias de Agricultura e de Transportes, Obras Públicas e Trânsito.
O roteiro da encenação pascal foi escrito pela atriz e diretora do grupo Cara & Cora’Agem, Lilian Schünke. “A cada ano é um grande desafio para nós, pois temos que contar os fatos relevantes da história dos últimos anos de Cristo na terra obedecendo a uma certa estrutura, ordem de fatos que acontecem de forma linear, temporal”, explica. Para que a apresentação não se torne massante, destaca que é preciso usar da criatividade, dentro das condições existentes, para fazer algo novo e apresentar um fator surpresa ao público. “Isso exige bastante preparo, leitura de livros e outras literaturas de apoio para enriquecer o roteiros.”
LEIA MAIS: A Paixão de Cristo: espetáculo de devoção e fé em Rio Pardo
Publicidade
Segundo Lilian, os ensaios na sede do Sindicato dos Trabalhadores começaram na terceira semana de março e são realizados sempre nos domingos à tardinha, devido ao grupo ser composto por voluntários. “Nas últimas semanas temos feito encontros extras para dar conta de costurar e arredondar as cenas.” Para a dramatização deste ano, um total de 40 participantes se dedica aos ensaios, sendo 24 integrantes do grupo teatral e os demais pessoas da comunidade candelariense. Novamente, o papel de Jesus Cristo ficou sob responsabilidade do ator Augusto Beber. Já Maria, mãe de Jesus de Nazaré, será interpretada pela própria Lilian.
Um novo toque no roteiro da Paixão e Morte de Cristo promete dar um gostinho de quero mais a quem for prestigiar o espetáculo. “Além de alguns figurinos novas, as pessoas poderão ver a história sendo contada sob o viés de um dos amigos mais próximos de Jesus, Lázaro de Betânia”, conta a diretora do grupo Cara & Cora’Agem, Lilian Schünke. Essa personagem será interpretado por dois atores: Elias Gonçalves na narração e Renan de Oliveira na interpretação das cenas. A atriz ressalta que a mensagem da encenação vai além de qualquer credo religioso. “Está muito mais ligada à religiosidade dentro de cada um. Que possamos nesta semana tirar um tempinho e refletirmos sobre a necessidade de resignificarmos os valores, como caridade, bondade, tolerância, paciência e amor”, destaca.
O Morro Botucaraí é um ponto turístico tradicional de Candelária, muito visitado especialmente durante a Semana Santa. Os peregrinos acreditam que o cerro é santo em função dos milagres e feitos atribuídos ao Monge João Maria de Agostini que, segundo a lenda, com várias batidas de cajado no solo fez surgir uma fonte de água abençoada. Ao longo dos anos, as pessoas tem ido até o local em busca dessa água para curar males físicos, mentais e espirituais.
Publicidade
This website uses cookies.