Categories: Educação

Pais chegam de madrugada para garantir inscrição em escola de Santa Cruz

Ainda era escuro quando a mãe do pequeno Antoni Joaquim saiu de casa, no Bairro São João. Poucos minutos depois, por volta das 3 horas, Rosângela Santin Rodrigues de Freitas já estava em frente à Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, pronta para garantir a inscrição do filho, que tem 6 anos, no primeiro ano do ensino fundamental.

E ela não foi a única. Aos poucos, uma fila se formou em frente à escola e esta segunda-feira, 2, amanheceu com pelo menos 30 pais e mães aguardando. A movimentação é pelo início do período de inscrições para o primeiro ano do ensino fundamental em todas as escolas da rede municipal.

Rosângela ficou com medo de não ter vaga e resolveu madrugar na escola, que fica perto de casa e já tem a preferência dela. “Eu moro aqui pertinho, se eu perdesse essa vaga ficaria decepcionada”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta. Ela foi a primeira a chegar, mas não ficou muito tempo sozinha. “A segunda pessoa chegou às 3h25”, conta.

Publicidade

Rosângela resolveu madrugar na escola e foi a primeira da fila

Apesar da pressa dos pais, o prazo para as inscrições, que se iniciou nesta segunda, vai até o dia 20 de dezembro. É preciso ir diretamente às escolas para realizar a inscrição, que não garante a vaga para a criança.

Conforme a diretora do Leonel Brizola, Silvia Ferreira da Silva, há cerca de 50 vagas para o primeiro ano e a expectativa é de que o número de inscritos supere o dado de 2018, quando houve 130 candidatos.

“Depois de feita a inscrição, são avaliados diversos critérios para a distribuição das vagas. Em janeiro, os pais são avisados sobre os resultados”, disse, também à Rádio Gazeta. Segundo ela, todos os anos as filas se formam em frente à escola para as inscrições. “Nos deixa feliz porque os pais apostam na nossa escola”, comentou.

Publicidade

LEIA MAIS: Secretaria de Educação divulga calendário para o próximo ano letivo

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.