Ainda era escuro quando a mãe do pequeno Antoni Joaquim saiu de casa, no Bairro São João. Poucos minutos depois, por volta das 3 horas, Rosângela Santin Rodrigues de Freitas já estava em frente à Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, pronta para garantir a inscrição do filho, que tem 6 anos, no primeiro ano do ensino fundamental.
E ela não foi a única. Aos poucos, uma fila se formou em frente à escola e esta segunda-feira, 2, amanheceu com pelo menos 30 pais e mães aguardando. A movimentação é pelo início do período de inscrições para o primeiro ano do ensino fundamental em todas as escolas da rede municipal.
Rosângela ficou com medo de não ter vaga e resolveu madrugar na escola, que fica perto de casa e já tem a preferência dela. “Eu moro aqui pertinho, se eu perdesse essa vaga ficaria decepcionada”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta. Ela foi a primeira a chegar, mas não ficou muito tempo sozinha. “A segunda pessoa chegou às 3h25”, conta.
Publicidade
Apesar da pressa dos pais, o prazo para as inscrições, que se iniciou nesta segunda, vai até o dia 20 de dezembro. É preciso ir diretamente às escolas para realizar a inscrição, que não garante a vaga para a criança.
Conforme a diretora do Leonel Brizola, Silvia Ferreira da Silva, há cerca de 50 vagas para o primeiro ano e a expectativa é de que o número de inscritos supere o dado de 2018, quando houve 130 candidatos.
“Depois de feita a inscrição, são avaliados diversos critérios para a distribuição das vagas. Em janeiro, os pais são avisados sobre os resultados”, disse, também à Rádio Gazeta. Segundo ela, todos os anos as filas se formam em frente à escola para as inscrições. “Nos deixa feliz porque os pais apostam na nossa escola”, comentou.
Publicidade
LEIA MAIS: Secretaria de Educação divulga calendário para o próximo ano letivo
This website uses cookies.