Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Painel sobre acesso à saúde encerra Semana de Visibilidade Trans

Foto: Mateus Santos

Encerrando a Semana Municipal da Visibilidade Trans, a Prefeitura de Santa Cruz promoveu, na tarde dessa quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores, um painel sobre o acesso das pessoas trans à saúde pública.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, por meio da Coordenadoria Municipal da Diversidade, e contou com a presença da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, dos coordenadores de Diversidade, Failon Ezequiel Moraes Reuter, do comitê gestor do PIAPS Equidade, Denise Henriqson e da Coordenadoria da Mulher, Julia Rambo.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema tem 814 inscritos

Publicidade

O Professor Eduardo Saraiva, coordenador do Ambitrans UNISC, e a Dra. Graziela Melz, médica de Família e Comunidade (GHC), compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre os avanços e desafios que a população transexual e transgênero enfrenta no acesso à saúde pública.

O Coordenador Municipal da Diversidade abriu o evento apresentando os palestrantes e destacando a importância da temática. “Hoje a gente tem uma palestra sobre o acesso das pessoas trans à saúde pública. Essa palestra encerra a semana municipal da Visibilidade Trans, trazendo principalmente para as pessoas entenderem o que se tem de conquistas e o que ainda precisa avançar na questão de saúde para população transexual e transgênero”, afirmou Failon.

Durante a palestra, foi ressaltada a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Municipal da Diversidade, que possibilitou a convocação de agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família (ESF) para participarem do evento. Essa ação visa capacitar os profissionais da atenção básica no atendimento à população trans, garantindo um acolhimento adequado e evitando qualquer tipo de constrangimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inscrições para oficinas culturais gratuitas estão abertas em Santa Cruz

O Professor Eduardo Saraiva e a Dra. Graziela Melz destacaram os avanços nas políticas públicas e nos serviços de saúde voltados para a população LGBT+, mas também apontaram os desafios que ainda precisam ser superados.

Quanto aos próximos passos, Failon revelou o interesse em estabelecer uma casa de acolhimento para a população LGBT+ no município, similar à casa de passagem para mulheres, “nosso foco na coordenadoria da diversidade é a realização efetiva de políticas públicas para a comunidade. E nós sabemos que para isso pode demorar um certo tempo, mas que a gente estará indo atrás, estará galgando para alcançar esses objetivos e resultados,” concluiu.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.