Debater ideias e trocar experiências entre mulheres que são protagonistas em suas áreas de atuação. Esse foi o objetivo do Encontro Regional de Mulheres, que ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 13, no pavilhão da 19ª Exposin, de Sinimbu, que segue até esta quarta-feira, 15, no Parque de Eventos junto à Comunidade Católica. Entre os temas, a participação feminina no processo democrático por meio de ações institucionais socioeducativas.
A roda de conversa reuniu integrantes de diversas instituições, como serviço público, iniciativa privada, política, educação e segurança. A conversa foi mediada pela tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras, Marieli Müller. “Foi um encontro para elas destacarem seu protagonismo nos setores em que trabalham e na vida. A troca de experiências também relembrou conquistas importantes, como o direito ao voto”, disse Marieli. Ela ressaltou que as mulheres precisam ser protagonistas. “Falamos de sonhos, igualdade e liberdade. Precisamos trazer esse empoderamento feminino.”
LEIA TAMBÉM: Mesmo sem desfile temático, Exposin é marcada por apresentações e jogos germânicos
Publicidade
Participaram do painel a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; a deputada estadual Kelly Moraes (PL); a professora e gestora universitária da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; a gerente administrativo e financeiro da Sicredi e primeira-dama de Vale Verde, Vanessa Schuch; a advogada Ana Berwarger; a soldado da Brigada Militar de Sinimbu, Marieli de Castro Carvalho, e as vereadoras de Sinimbu, Kelli Sacksers e Lilian Carvalho.
Falas em destaque
“Estou há 30 anos na vida política. Fui a primeira prefeita eleita pelo voto popular em Santa Cruz, deputada federal e vereadora, e estou no meu terceiro mandato como deputada estadual. Com isso, quero dizer que esse espaço também é das mulheres, e que elas precisam participar mais da política. Todas tivemos um começo. Eu, por exemplo, atuei como secretária de Desenvolvimento Social e tive que conquistar o meu espaço. Hoje, podemos trocar experiências para impulsionar outras mulheres, e dizer que sim, podemos estar em todas as profissões.”
LEIA TAMBÉM: Com programação variada e entrada gratuita, Sinimbu abriu a 19ª Exposin
Publicidade
“É um momento para compartilharmos vivências de como as mulheres fazem para se destacar nos serviços em que estão à frente e discutir sobre o direito e a igualdade tanto na área política como no social e no administrativo. Muitas mulheres têm múltiplas funções. Como exemplo, sou prefeita e mãe e tenho uma família para cuidar. Precisamos saber lidar com todo esse processo. Foi um encontro para destacarmos como conquistar credibilidade quando assumimos um lugar de destaque.”
“Quem me conhece, aqui no município, sabe que sou militante dos direitos das mulheres. Precisamos falar desse tema que não está batido. Temos, a cada dia, que conquistar o nosso espaço na sociedade. Hoje, dentro da Brigada Militar, temos um reconhecimento muito grande. Mas essa é uma conquista recente, pois a primeira turma de mulheres entrou na Brigada no início dos anos 1990. Ainda encontramos pessoas que dizem que polícia é lugar de homens. Há mulheres em diversos postos, como soldado, delegada, major e comandante.”
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙