Numa parceria entre o programa Arise/JTI e a Prefeitura de Arroio do Tigre, foi inauguradono dia 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jovino Ferreira Fiuza de Sítio Alto, o primeiro projeto de instalação de painéis para captação da energia solar para geração de energia elétrica na escola, além da estufa para produção de verduras, que será um complemento para merenda escolar. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Marciano Ravanello; da Presidente da Câmara de Vereadores, Viviane Redin Mergen; do vice-presidente da JTI para a América Latina, Eduardo Renner; do diretor de assuntos corporativos e comunicação da JTI, Flavio Goulart, da representante a Winrock International, Luísa Siqueira, além de outras pessoas ligadas a JTI, ao Programa ARISE, secretários municipais, vereadores e da comunidade local.
A energia solar fotovoltaica é gerada pela luz solar, que é captada por painéis e convertida em energia elétrica. A partir da instalação do sistema, o beneficiado passa a contar com energia gerada em sua própria residência. A energia não consumida no prédio da Escola, poderá ainda ser aproveitada pela comunidade. Com a economia na conta de luz, a Administração Municipal implantará na Escola, uma oficina para o contraturno de computação, disponibilizando computadores e um professor para ministrar as aulas.
A diretora da EMEF Jovino Ferreira Fiuza, Nadiesca Rauber Pradella ressaltou em seu pronunciamento que “a comunidade escolar ficou muito feliz em ser contemplada com o projeto”. Flavio Goulart disse estar satisfeito com a parceria, reafirmando que a busca por melhor qualidade na educação, tem por objetivo fomentar a sustentabilidade e a continuidade do jovem no campo, através da sucessão familiar rural. No seu discurso de encerramento, Marciano Ravanello também se disse “muito contente com a instalação do projeto, que não só beneficia a Escola, mas também toda a comunidade”.
Publicidade