Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NEGÓCIOS

Painel aponta os caminhos para a liderança feminina

Evento da ACI teve como objetivo possibilitar a troca de experiências entre as participantes e estimular o empreendedorismo local | Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Provocar reflexões sobre o papel das mulheres no meio empreendedor foi o objetivo do evento O Poder da Liderança Feminina. Promovido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o encontro ocorreu no auditório da entidade, na noite dessa segunda-feira, 4. Empreendedoras, gestoras e profissionais de diferentes áreas acompanharam atentas as vivências compartilhadas pelas painelistas Simone Leite, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), e Giulia Tolotti, gestora da GT Participações.

Giulia: é preciso superar os preconceitos

Formada em Administração de Empresas pela PUCRS, com MBA em Finanças e Governança Corporativa pela ESPM, Giulia fez o relato da própria trajetória como empreendedora. Após concluir os estudos em Porto Alegre, voltou a Santa Cruz com o intuito de trabalhar no grupo de empresas da família. Os planos mudaram com o surgimento de uma oportunidade de empreender dentro de um grupo que já existia, através da GT Participações, holding de negócios imobiliários que atua em três pilares: locação comercial, administração de obras e urbanização.

LEIA TAMBÉM: Carmela Krebs: a médica que se transformou em empreendedora

Publicidade

Hoje à frente do negócio, onde lidera uma equipe majoritariamente feminina, ela busca colocar em prática os ensinamentos que teve ao longo de sua vivência, tanto de estudo quanto profissional. “Estar à frente de um negócio que tem um viés extremamente masculino, o mercado da construção civil, é muito desafiador”, afirmou.

Conforme Giulia, ter uma visão glamurizada do empreendedorismo é um erro muito comum de quem inicia um negócio. “Achar que empreender é fácil e que vamos acertar logo na primeira tentativa. Ao contrário, é preciso muito trabalho e resiliência; e quando falamos de mulheres, soma-se a isso vencer preconceitos também.”

LEIA TAMBÉM: Empoderamento feminino no Brasil é classificado como médio-baixo pela ONU

Publicidade

Empoderamento

Simone Leite: capacidade para decidir

A segunda palestra da noite trouxe a experiência da empresária Simone Leite. Com protagonismo no cenário da representatividade empresarial no Estado, ela construiu uma trajetória marcada por quebras de paradigmas e pioneirismo, sobretudo no empreendedorismo feminino. Foi a primeira mulher a presidir a Câmara de Comércio e Indústria (CIC) de Canoas. Mais tarde, também de forma inédita, assumiu a presidência da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), cargo que nenhuma mulher havia ocupado antes na história da entidade.

Além da carreira como empresária, a dirigente mantém um papel ativo na Federasul como presidente do Conselho da Mulher Empreendedora. Ela contou que a caminhada no mundo da representação empresarial não foi fácil. “Tive que vencer preconceitos e ser muito resiliente. Ser uma mulher em posição de liderança em um ambiente historicamente ocupado por homens aumentava muito as expectativas e as cobranças.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile