Santa Cruz do Sul

Painéis do ESG Experience destacam benefícios da prática

Exemplos práticos de implantação do ESG – que integra ações de caráter ambiental, social e de governança – estiveram em evidência nessa quinta-feira, 15. Na segunda edição do ESG Experience, representantes de algumas das principais empresas da região e especialistas mostraram como investimentos nessa área podem beneficiar os negócios e estimular o desenvolvimento.

Pela manhã, o público acompanhou e conheceu projetos e também os desafios em torno do tema, que representa uma das principais tendências no meio corporativo. Além disso, ocorreu a assinatura do convênio entre Universidade de Santa Cruz (Unisc) e BAT para a gestão da Reserva de Proteção do Patrimônio Natural (RPPN). Localizada em Salto Rio Pardinho, no interior de Sinimbu, a reserva conta com 221 hectares e é utilizada para estudos e projetos.

LEIA TAMBÉM: Congresso das Testemunhas de Jeová reunirá 7 mil pessoas até domingo

Publicidade

Uma das atividades foi a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa sobre os impactos do aquecimento global e mudanças do clima nas empresas da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. A explanação foi feita por Pietro Dolci e Markus Brose, que estão à frente da iniciativa.

A pesquisa foi realizada com indústrias e comércios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo, Venâncio Aires e Lajeado. Segundo o professor Markus Brose, a coleta de dados envolveu perguntas variadas com o tema aquecimento global. O objetivo foi identificar quais as lacunas existentes no empresariado da região que possam ser supridas com mais eventos como o ESG Experience, e também introduzindo isso nos cursos da universidade.

LEIA TAMBÉM: Patrimônio dos candidatos à prefeitura de Santa Cruz varia de R$ 16,5 mil a mais de R$ 1 milhão; veja

Publicidade

“As respostas que recebemos são razoavelmente positivas sobre o entendimento dos empresários sobre a importância do clima para os negócios. Além disso, é uma forma de entendermos se as empresas da região estão preparadas para as mudanças que estão sendo feitas na legislação”, comentou Brose.

Os resultados finais dessa pesquisa devem ser divulgados mais adiante. A expectativa é de que entre 180 e 200 empresas tenham respondido às questões. “As legislações que estão sendo preparadas vão mudar o ambiente dos negócios e certas áreas, como a construção civil, devem ser impactadas”, frisou o professor.

LEIA TAMBÉM: “Eles dois tramaram essa morte”, diz delegado sobre Caso Motocross

Publicidade

Próxima edição deverá ter novidades no formato em 2025

O ESG Experience levou cerca de 170 pessoas ao auditório do Memorial da Unisc nessa quinta-feira. Conforme o diretor de ESG da Associação Comercial e Industrial (ACI), Cássio Arend, a procura pelo evento foi grande, com todos os ingressos esgotados em poucos dias. Pensando nisso, a organização estuda melhorias para o ano que vem. “Estamos vendo um crescente interesse pelo tema. Isso nos leva a repensar o formato e a escala do evento para o próximo ano, com a intenção de ampliá-lo e atender à demanda crescente”, adiantou.

Embora ainda não haja uma data definida, a referência para a nova edição é o mês de agosto de 2025. Ao fazer uma avaliação do encontro, Arend ressaltou a apresentação de cases de empresas que já contam com práticas ESG, as quais podem ser implementadas com sucesso em diferentes contextos, desde pequenas microempresas até grandes corporações. “É uma oportunidade das empresas da nossa região, que estão avançadas no tema, compartilhar isso com outras.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Agricultores realizam tratoraço durante ato em Santa Cruz

Publicidade

Arend observou que o setor do tabaco, assim como outras indústrias, deve se preparar para o desafio das mudanças climáticas com pesquisa e inovação. “As mudanças climáticas afetam diretamente a produção e os processos, e é crucial que as empresas desenvolvam soluções eficazes para enfrentar esses desafios”, afirmou.

A segunda edição do ESG Experience foi promovida pela ACI de Santa Cruz do Sul e Unisc, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações e realização da Alliance One, BAT, Cindapa, Excelsior Alimentos e Philip Morris Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.