Abílio Piovesan, pai de Márcia, Angela e Alice, todas ex-alunas maristas, retornou recentemente ao Colégio São Luís para um registro especial: estar ao lado da “filha do meio” para falar sobre a profissão que os dois exercem. Aos 79 anos, nascido em Frederico Westphalen, saiu de casa para estudar. Primeiro no Seminário, em Faxinal do Soturno, depois o “ginásio e científico”, em Vale Vêneto e, por fim, Filosofia, em Santa Maria. Além disso, fez Licenciatura em Música, Educação Artística, Curso de Canto e mais dois anos de Teologia.
Com o decorrer do tempo, também optou por sair do Seminário. Sua primeira docência foi no município de São Vicente do Sul, em 1975. Três anos depois, veio para Santa Cruz, onde casou e fixou residência. Tão logo chegou ao município, começou a ministrar aulas no Grupo Canarinhos e posteriormente Grupo Mensagem, do Colégio Marista São Luís. Por muitos anos foi a voz dos Canarinhos em várias apresentações.
LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: mestre de todas as profissões
Publicidade
E foi assim que inspirou as filhas a também participarem das aulas de música, canto e dança – o que permitiu a criação do Grupo Piovesan, composto pelas três filhas, ele, um irmão e um amigo que sabia um pouco mais das letras e ritmos das músicas alemãs, já que a descendência dos cinco era italiana. Por 18 anos, apresentaram-se em várias cidades, lançaram CDs e LPs.
Mesmo aposentado, Abílio ministra aulas de técnica vocal e teoria da música para os seminaristas da cidade. Conta que quando estudou para ser padre muitos o incentivavam a tocar um instrumento e a cantar. “Foi no Seminário que despertou meu gosto pela música. Depois que desisti dessa vocação, encontrei na música a minha realização profissional. É o que eu sempre fiz. O que sei fazer.”
LEIA TAMBÉM: De aluna ao comando da sala de aula: Katiele Seibert e a missão de ensinar com amor
Publicidade
Desde 2019, Angela Piovesan é professora de Biologia e dos chamados Itinerários Formativos Optativos (IFO) em “Cultura digital e Conexões: extensão, relações comunitárias e responsabilidade social”, no Marista São Luís. Tendo iniciado a carreira como pesquisadora, cursou Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez mestrado e doutorado na área de Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Neurociência.
Por incentivo dos orientadores, quando ministrava aula nos cursos de graduação e pós-graduação, reconheceu na profissão do pai a oportunidade de realização. “É satisfatório estar em sala de aula para ensinar e aprender com nossos adolescentes; eles sabem e dividem muitas coisas e, mais que conteúdo, muitas vezes querem nossa atenção”, diz. Ela avalia que o conhecimento também surge do “respeito entre saber falar e ouvir”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.