Santa Cruz do Sul

Pagamento por serviços ambientais é tema de debate na Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe o 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Além de reunir convidados e técnicos do poder público, empresas, instituições e produtores rurais para a elaboração de estratégias e debates de cases de sucesso, o evento marcou o lançamento do Centro Socioambiental Unisc. Nessa segunda-feira, 22, a programação se estendeu durante todo o dia e contou com a participação de diversos debatedores. Nesta terça, 23, as atividades acontecem somente durante a manhã, desde as 8h30.

Na manhã dessa segunda-feira, a primeira mesa-redonda teve como tema O pagamento por serviços ambientais como mecanismo para revitalização de bacias hidrográficas. Na sequência, foi lançado o Centro Socioambiental da Unisc e durante a tarde, nova mesa-redonda sobre a temática O pagamento por serviços ambientais na visão dos sistemas de abastecimento de água. Depois de uma pausa para o café, o assunto debatido foi Diferentes iniciativas de PSA para o Estado do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Programa Saúde na Escola realiza pesquisa para avaliar efeitos da prevenção

Publicidade

Na avaliação do advogado, subcoordenador do curso de Direito da Unisc e doutor em Direito Ambiental, Cássio Arend, a participação de todos, inclusive da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), é fundamental para tornar o PSA cada vez mais conhecido e também validar e reconhecer iniciativas de sucesso. Uma delas é o programa Protetor das Águas, que há anos contribui para a preservação de mananciais em Vera Cruz e, atualmente, serve de base para a implantação de ações semelhantes em outros municípios.

Na avaliação de Arend, o PSA avança de maneira satisfatória no Vale do Rio Pardo e já há projetos em execução em Venâncio Aires e Santa Cruz. “Já percebemos um aumento significativo na quantidade e na qualidade da água.” Segundo ele, isso é importante pois traz maior adesão aos programas. “Todos ganham. A comunidade, com mais qualidade de água; e os produtores, que ganham uma retribuição pela preservação e melhoram as condições ambientais das suas propriedades.”

LEIA TAMBÉM: Demora para a entrega de escrituras provoca indignação em moradores

Publicidade

Além disso, as discussões abordam as boas práticas na agricultura. Na palestra da manhã desta terça, que é conduzida pelo professor José Denardim, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pauta é o manejo e a conservação de solos. “É conhecimento técnico para o nosso agricultor, vislumbrando que ele tenha um ganho maior na propriedade para além do PSA, mas também com a sua produção.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.